terça-feira, 11 de setembro de 2012

Exposição Missionária: A L A R G A o espaço da tua tenda!



Milhares de pessoas já visitaram a Exposição Missionária “Alarga o espaço de tua tenda”, inaugurada no dia 12 de Maio, em Fátima, e patente ao público até 31 de Outubro. É uma exposição que resulta da parceria do IMAG / ANIMAG, do Santuário de Fátima e das Obras Missionárias Pontifícias.

A exposição missionária de 2012: “alarga o espaço de tua tenda” (Is. 54, 2), funciona no Convívio de Sto Agostinho, situado na cripta da Igreja da SS. Trindade.  Uma exposição que é considerada, pelos Institutos Missionários, como um espaço e um tempo momento privilegiado de animação missionária.


Para que aconteça a animação missionária e o contacto directo com a missão e os missionários, durante a exposição, alguns membros dos Institutos Missionários Ad Gentes - IMAG / ANIMAG - estarão sempre presentes ajudando os visitantes para uma melhor compreensão de toda a riqueza da exposição.

Ao percorrermos os diferentes blocos desta Exposição, o visitante sente-se envolvido e impelido a tomar parte da grande missão de Deus e da Igreja. Com este objectivo, a exposição foi organizada em 4 núcleos ou blocos:

Núcleo 1 - Deus missionário: A missão é comunicação, pois Deus é amor, e por amor se comunica aos homens. A fonte da missão é o coração da Trindade de Deus.

Núcleo 2 – A Praça da Missão: discípulos de Jesus Cristo: missionários ontem, hoje e sempre. Ao longo da história, impelidos pelo Espírito, discípulos / missionários anunciaram e anunciam Cristo.

Núcleo 3 – A missão acontece em todo o tempo e lugar. A missão não tem barreiras nem fronteiras. O amor de Deus atinge todos os continentes.

Núcleo 4 - “alarga o espaço da tua tenda”: da fonte batismal para a missão. A missão brota do encontro com Cristo, do compromisso do Batismo. Batizados, a missão convoca-nos e compromete-nos.

O ideário da exposição missionária enquadra-se nas celebrações do Centenário das aparições de N. Sra. em Fátima. O tema das celebrações para 2012 procura criar uma atitude de compromisso e de oblação de nossa vida, deixando-nos a interpelação de Maria aos pastorinhos: “Quereis oferecer-vos a Deus?” O discípulo / missionário oferece a sua vida ao serviço do Reino de Deus.

Fátima é lugar de encontro com Deus. Fátima é lugar de fé, devoção e de crescer no sentido de pertença à igreja. Ao passar por Fátima, de Maio a Outubro, não deixemos de visitar a exposição missionária.  Com a visita, a inquietação missionária tomará conta de ti!

Sem comentários:

Enviar um comentário