segunda-feira, 8 de abril de 2013

Experiências pascais que deixam marcas


A Páscoa é, sem dúvida, o momento mais importante do ano de um cristão e como tal os Jovens Missionários da Consolata não deixaram passar a data em branco, colocando-se mais uma vez ao serviço da missão colaborando nas atividades que lhes foram apresentadas. Esta colaboração foi bastante diversificada e daí querermos partilhar com a FMC alguns testemunhos.

Gonçalo Magano, 17 anos, Pascoalino PJM’13 – “Bem, a minha Páscoa Jovem foi uma experiência como nunca havia experimentado. Desde segunda-feira que não parava de pensar no que iria acontecer e/ou sentir, e quinta, quando partimos de manhã foi um misto de sensações. Por um lado, estava contente por saber que iria iniciar uma aventura nova que de certeza me traria muitas coisas boas, por outro, é sempre difícil deixarmos as nossas coisas para trás para irmos ter com algo que não sabemos o que é (neste caso a PJM13, que não tinha a mínima noção do que iria fazer). Nos primeiros dois dias, quinta e sexta, foi um verdadeiro desafio, foi "bruto" a nível emocional, a nível físico e psicológico, primeiro porque não conhecia ninguém e no início nasce sempre aquele sentimento de estranheza, e depois porque com o jejum na sexta-feira, e as atividades que tivemos, tive que passar por coisas que nunca tinha feito, como a atividade da cruz, em que experimentámos um décimo do que Cristo sentiu quando tudo estava contra Ele. Após a chegada da noite de sexta-feira, dei por mim a começar a gostar cada vez mais do que estava ali a fazer, e daquela Páscoa que estava a viver. Sábado apareceram os nossos caminhantes e aí foi ótimo também acolhe-los na nossa "casa". No domingo, a despedida é o que custa mais, pois eu pelo menos queria mais uma semana.
Contudo, se pedissem para caracterizar a PJM13 em uma palavra, não conseguia, porque nela experimentei todo o tipo de sensações. Saí de lá um cristão mais convicto da minha fé, e mais convicto de que Deus está sempre comigo, e com cada um de nós, e que a fé, é o verdadeiro desafio que Deus nos lança. E aconselho a todos os jovens, juntarem-se e fazer esta experiência para o ano!”
Margarida Monteiro, 18 anos, Animadora PJM’13 – “Pertencer à PJM enquanto animadora foi um desafio onde a porta da missão esteve aberta para mim, pronta para eu entrar e dar o melhor de mim. Foi uma sensação muito boa reviver os momentos da minha própria PJM e ajudar alguém a vivê-los. É muito gratificante sentir que posso fazer a diferença na vida de alguém como já alguém fez na minha. É também muito bom sentir que a minha fé já me permite passá-la para os outros, já foi uma luz pequenina, frágil e vacilante, mas está cada vez mais a solidificar-se. Esta Páscoa estará sempre no meu coração e contribuiu ainda mais para aumentar a minha fé. Um Obrigada aos meus Pascoalinos (sem eles, nada seria tão mágico), a toda a equipa de animação (a vossa experiência inspira-me sempre) e à comunidade de Proença-a-Nova onde a forma como nos acolheram mostra bem o que é Igreja.”

Mariana Batista, 19 anos, Participou na Caminha a Pé - Quando vi as propostas de Páscoa Missionária que nos deram este ano, os meus olhos quase que automaticamente foram parar à Páscoa Challenge. Sempre fui adepta de desafios, e pensei para mim mesma: “Porque não juntar uma altura de fé e reflexão, com um pouco de aventura à mistura?”. Uma viagem repleta de obstáculos, muitos enganos pelo caminho, chuva, frio, mas que também deu espaço a momentos de introspeção, oração e pensarmos um pouco sobre esta altura tão importante na vida de um cristão. Muitas foram as alturas em que me apeteceu desistir, pois as dores que sentia e o cansaço eram tais, que desistir parecia ser a solução mais fácil. Mas, todos os jovens e animadores estavam sempre lá para nos incentivar a continuar, e claro, com Deus sempre presente, as coisas tornam-se melhores! De facto, aquilo que aprendi nesta caminhada foi que é importante acreditarmos em nós mesmos, pormo-nos à prova constantemente e testarmos os nossos limites: pensar que nunca estamos sozinhos na longa caminhada que é a vida.

Carolina Correia, 20 anos, Participou na Páscoa dos Sem Abrigo – “Durante estes dias, tive o privilégio de passar a Páscoa com 35 Sem Abrigo na Comunidade de Águas Santas, Porto. Foi uma experiência muito gratificante! É impossível transpor para o papel tudo o que lá senti, só sei que conheci pessoas, homens e mulheres, às quais agora chamo de amigos, que me encheram o espírito e o coração! Formámos uma grande família e irei recordar para sempre o esforço e dedicação de todos os voluntários que carinhosamente acolheram, de corpo e alma, os nossos amigos durante estes fantásticos 4 dias. Deus esteve lá, senti-o em cada um de nós! Para o ano lá estarei!”

Como próximas grandes atividades vamos ter a oportunidade de fazer um acampamento nacional no Pentecostes, ao invés do tradicional Convívio Juvenil Missionário, que costuma ocorrer no fim-de-semana a seguir à Páscoa. E também, as quatro propostas para o Verão, que são: visita à Costa do Marfim, com o objetivo de conhecer as missões às quais se destina o projeto anual; visita às missões na Tanzânia, terra do seminarista Tesha, a propósito da sua ordenação sacerdotal; participação na Peregrinação a Czestochowa na Polónia e ainda a colaboração na Colónia de Férias da Quinta do Castelo.
Catarina Ciriaco

Sem comentários:

Enviar um comentário