quinta-feira, 13 de março de 2014

Caminhada Quaresmal 2014 – 2ª Semana



1. Combustível – O que somos

PRUDÊNCIA – A Prudência é o discernimento correto da ação humana, convida-nos a discernir ou a ver com clareza tudo aquilo que pensamos e estamos para fazer. Antes de agir, devemos conhecer claramente todos os pormenores para podermos avaliar as situações pró e contra. Para bem discernir, é preciso fazer uso da faculdade de julgar, da inteligência, do bom senso e também da emoção, mas sem nunca nos deixarmos levar pelo egoísmo.
“Nos dias de hoje estamos cercados (…), de forma que a prudência é o instinto que nos guia a ligar e desligar a televisão, a ver ou não ver, a ler ou deixar de ler. Portanto, ela ajuda-nos a decidir por forma a não nos deixarmos afogar ou embrulhar. Além disso, a prudência ensina-nos a não aceitar tudo, a avaliar as situações, a exigir verificações, fontes e a esperar confirmações. Numa palavra, ensina-nos a fazer um juízo correto.
A prudência é o mesmo que vigilância, estado de alerta da inteligência, que decide com sensatez, com coragem sobre ações a empreender para servir a Deus e para viver o evangelho. A prudência vem-nos do Espírito Santo e do exercício do discernimento, e também de um certo hábito ao silêncio, à calma, evitando a precipitação em emitir juízos e em agir. Frequentemente, sobretudo no falar, somos muito imprudentes, muito ignorantes e vagos – tudo exatamente ao contrário do que a prudência é.” (Cardeal Martini)

2. Comburente – O que nos alimenta

Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e seu irmão João, e levou-os, só a eles, a um alto monte.
Transfigurou-se diante deles: o seu rosto resplandeceu como o Sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz.
Nisto, apareceram Moisés e Elias a conversar com Ele.
Tomando a palavra, Pedro disse a Jesus: «Senhor, é bom estarmos aqui; se quiseres, farei aqui três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias.»
Ainda ele estava a falar, quando uma nuvem luminosa os cobriu com a sua sombra, e uma voz dizia da nuvem: «Este é o meu Filho muito amado, no qual pus todo o meu agrado. Escutai-o.»
Ao ouvirem isto, os discípulos caíram com a face por terra, muito assustados.
Aproximando-se deles, Jesus tocou-lhes, dizendo: «Levantai-vos e não tenhais medo.»
Erguendo os olhos, os discípulos apenas viram Jesus e mais ninguém.
Enquanto desciam do monte, Jesus ordenou-lhes: «Não conteis a ninguém o que acabastes de ver, até que o Filho do Homem ressuscite dos mortos.» (Mt17,1-9)

3. Energia de ativação – O que nos anima

«Os meus anos de vida já serão poucos, mas se fossem muitos, quereria passá-los a fazer o bem – e bem. Quer dizer fazer o bem com a ideia que tinha José Cafasso, a de que o bem precisa de ser bem feito e sem barulho. Fazer o bem com prontidão, com exatidão e com boa vontade. Não basta rezar o terço: é preciso rezá-lo bem. Se estamos a estudar, devemos estudar bem. Se estivermos a trabalhar, devemos trabalhar bem – o mesmo se diga de todas as ações do dia. Mas quais são as maneiras para fazer tudo bem? A primeira é fazer tudo como Jesus faria. Portanto interroguemo-nos: «se Jesus estivesse aqui em meu lugar, como agiria? Pensaria como eu? Agiria como eu?». «Outra sugestão é fazer cada ação como se fosse a última da vida. Tudo o que fizerdes, fazei-o de forma a poderdes ficar tranquilos, mesmo que a morte vos ceifasse logo a seguir. Enfim: fazer tudo como se não houvesse mais nada para fazer. É lançar-se no dever corrente com todo o empenho, sem pensar no que se fez antes ou no que se vai fazer a seguir. Examinai a vossa consciência perante Deus e perguntai: tenho consciência de que é possível ofender a Deus nas coisas pequenas?» (Beato José Allamano)

4. Pistas para reflexão

1 – Estou vigilante e atento ao que me rodeia, por forma a não me deixar levar por “modas” ou causas vãs?

2 – No Evangelho Jesus diz aos discípulos, “Levantai-vos e não tenhais medo”. Muitas vezes a decisão depois de discernida leva-nos a tomar decisões ou posições difíceis. Sinto Jesus a dizer-me para levantar-me e não ter medo?

3 – Allamano ensina-nos a discernir. Faço como Allamano, costumo discernir como agiria Jesus na minha situação antes de atuar?

Sem comentários:

Enviar um comentário