quarta-feira, 26 de março de 2014

Caminhada Quaresmal 2014 – 4ª Semana



1. Combustível – O que somos

CARIDADE - O que é a caridade? É uma virtude, uma disposição do espírito que nos impele a agir de certo modo, que se torna um estilo de vida. A virtude é uma disposição habitual e firme para fazer o bem. Permite à pessoa não só fazer boas ações mas também dar o melhor de si. Com todas as suas energias materiais e espirituais, a pessoa virtuosa tende para o bem: procura-o e escolhe-o em ações concretas. A caridade produz frutos: alegria, paz, e misericórdia; exige generosidade e correção fraterna; é benevolência; desperta a reciprocidade; revela-se sempre desinteressada; é amizade e comunhão. A caridade é um dom tão excelente que, sem ela, os outros dons perdem a sua razão de ser. A caridade faz-nos perseverar na filiação divina de modo concreto, produzindo o fruto do Espírito Santo.

2. Comburente – O que nos alimenta 

Naquele tempo, Jesus encontrou no seu caminho um cego de nascença. Cuspiu em terra, fez com a saliva um pouco de lodo e ungiu os olhos do cego. Depois disse-lhe: «Vai lavar-te à piscina de Siloé»; Siloé quer dizer «Enviado». Ele foi, lavou-se e começou a ver. Entretanto, perguntavam os vizinhos e os que o viam a mendigar: «Não é este o que costumava estar sentado a pedir esmola?». Uns diziam: «É ele». Outros afirmavam: «Não é. É parecido com ele». Mas ele próprio dizia: «Sou eu». Levaram aos fariseus o que tinha sido cego. Era sábado esse dia em que Jesus fizera lodo e lhe tinha aberto os olhos. Por isso, os fariseus perguntaram ao homem como tinha recuperado a vista. Ele declarou-lhes: «Jesus pôs-me lodo nos olhos; depois fui lavar-me e agora vejo». Diziam alguns dos fariseus: «Esse homem não vem de Deus, porque não guarda o sábado». Outros observavam: «Como pode um pecador fazer tais milagres?» E havia desacordo entre eles. Perguntaram então novamente ao cego: «Tu que dizes d’Aquele que te deu a vista?» O homem respondeu: «É um profeta». Replicaram-lhe então eles: «Tu nasceste inteiramente em pecado e pretendes ensinar-nos?» E expulsaram-no. Jesus soube que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: «Tu acreditas no Filho do homem?» Ele respondeu-Lhe: «Senhor, quem é Ele, para que eu acredite?» Disse-lhe Jesus; «Já O viste: é Quem está a falar contigo». O homem prostrou-se diante de Jesus e exclamou: «Eu creio, Senhor». (Jo 9,1.6-9.13-17.34-38)

3. Energia de ativação – O que nos anima

«Amar o próximo mais que nós mesmos – tal é o programa de vida do missionário. Se não se chegar ao ponto de amar o bem dos outros mais que a nossa própria vida, poder-se-á ter o nome, mas não a essência do homem apostólico. Em que consiste esta flor da caridade? Não apenas em dizer sim, mas em dizê-lo com delicadeza; não só em fazer um favor, mas em fazê-lo de boamente…Ao tratar as pessoas, precisamos da flor da caridade. Gostaria mesmo que cada qual se alegrasse e sofresse com o colega, e o ajudasse em tudo o que puder. Gostaria que vos habituásseis às pequenas delicadezas, às pequenas ajudas, aos pequenos atos de caridade que revelam claramente que vos amais uns aos outros como irmãos. Não basta ter uma caridade apenas espiritual; é preciso haver caridade material também, quero dizer, ajudar-vos uns aos outros no trabalho, dividir os esforços, pegar no trabalho» (J. Allamano, Da pietre vive – Como Pedras Vivas)

4. Pistas para reflexão

1 - Tal como os fariseus, que calculismos, que cegueira, me impedem de reconhecer, decididamente, a Jesus como luz do mundo?
2 - Para ser discípulo de Jesus, não basta que nossos olhos o vejam; o que é fundamental é a adesão do nosso coração. É Ele a luz do meu coração?

Sem comentários:

Enviar um comentário