sexta-feira, 8 de abril de 2016

CJM2016: Jovens na alegria do Cristo Ressuscitado!



O dia tão esperado finalmente chegou. Estivemos reunidos novamente em Fátima neste período da Páscoa para viver o espírito de amor e de amizade juvenil com Cristo ressuscitado. De acordo com a nossa tradição, o convívio juvenil é um período que ocorre imediatamente após a Páscoa Jovem. O objetivo desta reunião é de concluir o caminho juvenil durante a Pascoa jovem mas na atmosfera mais livre da alegria da ressurreição; daí o nome convívio juvenil. Precisamente, o Convívio Juvenil deste ano 2016 realizou-se no fim-de-semana de 2 e 3 de março.


Éramos um grupo de 46 jovens provenientes de Caldas da Rainha, Lisboa, Porto e Setúbal que se reuniram para celebrar Cristo ressuscitado. Além disso, houve uma presença quase total do equipe da animação a nível nacional: p. Albino Braz (coordenador nacional), p. Thomas, p. Kennedy, Diácono Geoffrey, Ir. Felicita, Seminarista Anthony e Manuel António (leigo-animador na AMV em Fátima) para participar nas atividades desde convívio. 


Na tarde do dia 2 de março, estávamos já todos em Fátima para iniciar este momento favorável da amizade juvenil. Pelas 1700hrs todos os participantes estavam já prontos para iniciar o convívio. O discurso de abertura foi feito pelo padre Albino que explicou o significado da nossa presença e o objetivo do convívio juvenil. Depois, o grupo orientador, um casal de Lisboa, Pedro Correia e Dulce, orientaram os jovens para se conhecerem. A primeira parte foi um momento de apresentação para criar familiaridade entre os participantes. Pois seguiu o momento de desfrutar o serão com várias atividades recreativas até à hora de descanso. Foi muito interessante notar uma rápida amizade entre os jovens no pouco tempo juntos.

No domingo 3 de Março, os jovens acordaram cedo para iniciar as atividades do dia. Depois de pequeno-almoço, tivemos o momento de oração e de tempo livre. Sucessivamente, foi o momento para preparar a celebração Eucarística. A nossa participação na celebração eucarística foi muito alegre e cheia de entusiasmo, tal era o espirito missionário que nos animava. Durante a celebração da missa presidida pelo padre Albino Brás, na sua homilia, ele insistiu muito sobre a importância da reconciliação e do perdão. Após a missa, tivemos um momento para as fotografias. Depois do almoço, o grupo visitou a capelinha das aparições da Nossa Senhora de Fátima onde tivemos um momento de oração.

Terminado o fim-de-semana, cada um dos nossos jovens, voltando para casa, sentiu-se mais rico e seguramente mais preparado para enfrentar as tarefas do dia-a-dia. Todos nós ficamos enriquecidos com esta experiência.

O convívio juveni deste ano 2016, foi um momento tão excecional de compartilha e vivência profunda dos mistérios da nossa fé e da beleza do relacionamento humano. Até ao próximo ano!
Pe. Kennedy Owuor Orero

Sem comentários:

Enviar um comentário