quinta-feira, 14 de maio de 2009

As pequenas grandes acções que podemos fazer com um pequeno esforço

“Nada há de mais belo e legítimo no homem que fazer o bem como deve ser, de todas as nossas doenças, a mais terrível é desprezar o próprio ser”
Montaigne , Michel de

Cada vez mais recebemos daqueles email’s com grandes histórias que, em mais de 80% das vezes, vemos que é mentira e que não ligamos, são logo eliminados sem sequer os abrimos.

O ano passado quando vim estudar para Beja integrei-me logo na paróquia mais próxima da residência onde estou.
Um dos grupos de que fiz parte era o coro da missa dos jovens em que tocava viola com mais uma rapariga. E comecei a formar grandes amizades dentro do grupo.
No inicio deste ano lectivo, 2008/2009, tive de me afastar um pouco de todos os grupos que pertencia, em Beja, porque a carga horária não era nada simpática.

Já no final de 2008 comecei a receber bastantes sms e email’s sobre uma rapariga de Beja que tinha leucemia:
Pela sua idade e porque não respondeu ao primeiro ciclo de quimioterapia a Teresa é considerada uma doente de alto risco. A sua cura depende da existência de um dador de medula óssea.
Pois, agora meter na minha cabeça céptica que isto era verdade:
“Se não é verdade para quê darmo-nos ao trabalho de ter de apagar mais de 5 email’s por dia que nem sequer vale a pena abrir” pensava eu.
Passaram praticamente 6 meses e eu cheguei mesmo a mandar email’s e mensagens para que deixassem de enviar.
Até que numa daquelas noites de loucura da Ovibeja ,ao passar por um dos pavilhões, vejo as fotos de uma rapariga conhecida, a rapariga que tocava viola comigo na igreja, achei piada e continuei a ver as fotos até chegar a uma folha que dizia “JUNTOS PELA TERESA E POR TODOS AQUELES QUE SOFREM COMO ELA!”. Naquele momento percebi que tinha tudo passado mesmo pelo meio dos meus dedos. Na televisão, nos jornais, nas rádios, na minha caixa de email, no meu telemóvel! E não fiz nada para tentar ajudar…
Depois de saber deste caso comecei a pesquisar sobre o assunto e descobri coisas impressionantes.


Sabias que:

• 25% dos doentes têm um dador familiar compatível.
• 80% De todos os doentes têm, pelo menos, um potencial dador compatível em todo o Mundo.
• A nível mundial existe um registo alargado que contém 40 países sendo que há aproximadamente 10 milhões de dadores.
• Só em Portugal entre Novembro de 2008 e Janeiro de 2009 mais de 15mil pessoas tornaram-se dadores por uma boa causa.
• Que através da campanha organizada pelos colegas de escola da Teresa já se arranjaram 10 dadores e que em um dos casos um homem veio directamente da Alemanha para Portugal para poder doar a sua medula a um rapaz com menos de 10 anos de idade.
• Neste momento já se pode fazer o transplante através do sangue e que as probabilidades do dador sofrer danos são quase nulas.


Agora compete-te a ti jovem missionário não fechar os olhos. Pois pode estar nas tuas mãos uma ou mais vidas com uma acção tão simples que não chega a ocupar uma manhã no hospital mais próximo ou então através dos Centros de Histocompatibilidade.

Onde podes encontrar mais informação sobre o assunto:

Sobre a Teresa.

Sobre a doação de medula óssea:
Centro de Histocompatibilidade do Sul (Lisboa): 21 750 41 00 site

Centro de Histocompatibilidade do Centro (Coimbra): 23 948 07 00 site
Centro de Histocompatibilidade do Norte (Porto): 22 557 34 70 site

João Diogo, JMC Cacém

1 comentário:

  1. De facto, as nossas caixas de mail são tantas vezes inundadas com falsas notícias e pedidos de ajuda que nem nos dignamos abri-los. É triste mas é uma realidade e casos como o da Teresa passam despercebidos no meio de tudo isso.

    ResponderEliminar