quinta-feira, 22 de outubro de 2009

A Bíblia para todos (actualizada)

O Livro dos Livros – a Bíblia - têm uma nova edição. Foi lançada na última terça-feira, em Lisboa.

Preparada pela Sociedade Bíblica de Portugal, numa tradução conjunta de católicos e evangélicos, e editada pela Temas e Debates e pelo Círculo de Leitores, esta nova tradução quer chegar a todas as pessoas. É o próprio título a dizê-lo: ‘A Bíblia para todos’.

Esta edição é considerada pelos responsáveis totalmente inovadora no mercado editorial em língua portuguesa.

Alfredo Abreu, da SBP, explica: “criámos esta nova edição, sem aquele tipo de elementos que habitualmente acompanham a Bíblia, que é a divisão por capítulos, secções, versículos e notas. Retirámos isso tudo e criámos um texto simples, limpo, acessível com uma linguagem visual atraente para poder chegar à maioria das que não frequenta nenhuma igreja, não pratica nenhum culto, mas tem interesse e curiosidade neste texto”.

Esta iniciativa possui também um sítio na internet que servirá de complemento à própria Bíblia. De momento ainda está em construção mas deixamos AQUI o link para referências futuras.

Relacionada também com o tema desta notícia temos a sondagem:

A Bíblia já foi traduzida em 2.454 línguas diferentes; faltaria traduzi-la ainda em cerca de 4.500 (dados de 2008). É o livro mais traduzido do mundo; o maior best seller.
Pergunta: Como me relaciono com a Bíblia?


- É a minha fonte de alimento espiritual
- Leio e rezo a Bíblia, mas pouco
- Leio-a por mero interesse literário/intelectual
- Não tenho Bíblia.

- Tenho-a mas não a leio


Uma vez mais, pedimos para votarem e aprofundarem aqui as vossas opiniões.


CJovem
_____________________________________
Sondagem:

A Bíblia já foi traduzida em 2.454 línguas diferentes; faltaria traduzi-la ainda em cerca de 4.500 (dados de 2008). É o livro mais traduzido do mundo; o maior best seller. Pergunta: Como me relaciono com a Bíblia?

É a minha fonte de alimento espiritual 43% (14 votos)
Leio e rezo a Bíblia, mas pouco 37% (12 votos)
Tenho-a mas não a leio 18% (6 votos)
Leio-a por mero interesse literário/intelectual 0% (0 votos)
Não tenho Bíblia 0% (0 votos)

Votos apurados: 32


6 comentários:

  1. Congratulo-me. Não podia vir em momento mais oportuno!

    Abraços

    ResponderEliminar
  2. *
    tenho
    "sempre á mão"
    a Biblia,a Tora e o Corão .
    ao contrário do tal Mago . . .
    nada me afecta consultá-lo !
    ,
    brisas serenas, deixo,
    ,
    *

    ResponderEliminar
  3. @Fa, de facto o momento é muito oportuno. Haverá que interpretá-lo como um sinal dos tempos, de que falava o evangelho ontem, sexta-feira.
    Nestes dias a venda de Bíblias (que não apenas esta nova tradução que acaba de sair) aumentou de forma exponencial.
    Às vezes, quando se fala de água, vem-nos sede. Polemizou-se sobre a Sagrada Escritura (ainda que não tenha sido pelos melhores motivos) e isso gerou também uma certa vontade de entender e - esperamos! - de aprender a beber da fonte de água viva.

    ResponderEliminar
  4. @poetaeusou, bem-vindo ao CJovem, poeta das palavras e da fotografia.
    Brisas mais serenas ainda... leva!

    ResponderEliminar
  5. Será que Saramago deu coragem aos cristãos para conhecerem melhor a Biblia?
    Cá para mim Deus escreve direito por linhas tortas...
    È um grande livro a Biblia, eu leio todos os dias um bocadinho e cada dia tiro algo para a minha vida.
    É a primeira vez que passo por aqui, gosto deste cantinho.
    Coragem

    ResponderEliminar
  6. @De Mãos Dadas, claro que Deus nos fala de muitas formas e, porque não, até um ateu nos pode aproximar mais de Deus. Parece que o que aconteceu esta semama confirma esta suspeita. Sobretudo porque são situações que acabam por provocar debates que ajudam a clarificar, a purificar a fé.
    Gostamos que tenhas gostado deste cantinho, e que voltes mais vezes, claro!

    ResponderEliminar