terça-feira, 16 de março de 2010

Missão é partir, sair do nosso próprio eu para abrir-se aos outros

Identikit de uma vocação (parte 16)
Depois que terminei a filosofia, no Brasil, fui destinado à Argentina para fazer o noviciado. 
O noviciado é um período pelo qual nós, religiosos, preparamo-nos para a primeira profissão religiosa, ou seja, onde, ao terminar, emitimos os votos de pobreza, castidade e obediência.
Durante este período, dedicamos o nosso tempo para conhecermos melhor nossa vocação religiosa, a história do nosso Instituto e aproveitamos para viver uma experiência de fé e de encontro com o Senhor muito mais intensa, sintonizando espírito, mente e coração ao grande objectivo de Deus, servir o seu povo na missão.
Foi minha primeira experiencia internacional. Éramos 12 noviços, provenientes de diversos países da América Latina: Colômbia, Venezuela, Argentina e Brasil. Iniciamos o ano com 12 e ao final professaram só 7. Desses 7, somos apenas 4,que continuamos em formação, 2 em Colômbia, 1 no Quénia e eu aqui, em Portugal.
O noviciado foi um tempo muito gratificante que vivi no período de minha formação religiosa - sacerdotal. Um ano fora do meus país, da minha gente, dos meus amigos e parentes, onde pude ver e perceber as diferenças culturais e a diversidade de pessoas e de dons com que Deus nos oferece sempre.
Ao terminar o noviciado somos enviados a outro lugar para continuar os estudos teológicos. Pediram-me para fazer três opções de lugares onde gostaria de ir. Propus: Brasil, Colômbia e Itália, tocou-me a última opção.
Fui destinado a Roma, onde fiz a teologia.
João Batista

1 comentário:

  1. Amigo!!
    Continue firme sua caminhada...Aguardamos ansiosos por sua ordenação.Te admiro muito viu!!!

    Abraços

    ResponderEliminar