sexta-feira, 16 de abril de 2010

Pastoral Juvenil desejava encontro do Papa com os jovens

O director do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, Pe. Pablo Lima, considera que a ausência de um encontro do Papa com os jovens é uma “fraqueza do programa” da visita de Bento XVI a Portugal.
“Foi uma fraqueza do programa porque um encontro dos jovens com o Santo Padre iria ter, sem dúvida, uma grande pertinência no âmbito da Pastoral Juvenil e da Igreja em geral”, disse o responsável à Agência ECCLESIA.
Depois de definir Bento XVI como “o interlocutor por excelência com os jovens em nome da Igreja”, o sacerdote recordou que João Paulo II reservou sempre “um bom espaço de tempo” para estar com a juventude nas suas passagens por Portugal.

O Pe. Pablo Lima explicou que quando se soube da vinda do Papa, o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), em nome dos Organismos e grupos diocesanos, pediu através da Comissão Episcopal do Laicado e Família para que o programa incluísse uma iniciativa com os jovens.
“Consideramos que é pena não ter sido possível este encontro com Bento XVI”, comentou o responsável sobre o facto de a proposta ter sido recusada.
A opção tomada pela organização da visita não impediu o DNPJ de motivar os secretariados diocesanos e movimentos a participar nos momentos em que o Papa vai estar presente, mas sem avançar com propostas para um envolvimento da juventude católica a nível nacional.
Nas dioceses que não vão receber Bento XVI “não se tornava muito viável organizar, a partir do Departamento, um outro encontro porque se tratam de dias de trabalho e de escola”, referiu o Pe. Pablo Lima.
O sacerdote diz ter conhecimento da existência em vários pontos do país de “pequenos grupos” mobilizados para se deslocarem aos locais onde o Papa vai estar.
Em Lisboa, cerca de dois mil jovens e adolescentes inscreveram-se em iniciativas relacionadas com a visita que estão a ser organizadas pelo Departamento da Juventude do Patriarcado e por movimentos juvenis através do site “Eu Acredito”, nomeadamente uma marcha pelas ruas da cidade, a participação na missa e uma vigília junto à Nunciatura.
No dia 12 de Maio espera-se que jovens de todo o país se concentrem em Mira d’Aire para, às 10h00, iniciarem uma peregrinação a pé de cinco horas e meia até ao Santuário de Fátima.

Sem comentários:

Enviar um comentário