quinta-feira, 15 de abril de 2010

Sérgio: o louco de Deus!

Conheci o Sérgio, um espanhol, aquando da minha aventura no seminário, uma vocação já madura pois tem já 38 anos. Depois de ter feito o Noviciado na Argentina, lançaram-lhe em Fevereiro passado, o desafio de ir terminar os estudos teológicos no Congo.

Para se ser missionário, temos que experimentar uma sã loucura de Deus, radicais no amor! Através deste testemunho, podemos perceber a forma como Deus actua na sua vida, as dificuldades e onde se vai buscar as forças que parecem não existir.

O seu testemunho é valioso para cada um de nós e por isso decidi partilhá-lo com todos.
Espero que cada um beba desta fonte não só como um sinal de esperança mas também como um exemplo a seguir. A este testemunho decidi chamar: Sérgio, o louco de Deus...

“ Desde que cheguei ao Congo, não é que tenha feito grandes coisas... Na rotina do dia, o descanso à tarde, depois do almoço, nem sempre é possível pois o calor não te permite repousar sem o ventilador mas nem sempre temos luz... Ao sábado à tarde, juntamente com outros companheiros, vamos visitar com o nome de Mamma Vivianna, uma senhora de mais ou menos 50 anos, que está numa cadeira de rodas mas que não a impede de levar para a frente o orfanato.

Ela teve um acidente em criança e nunca mais pôde caminhar, foi adoptada por uma família italiana e agora vive entre o Congo e Itália, onde faz viagens regulares para arranjar dinheiro para o orfanato. Nestas visitas ao orfanato, mais do que fazer jogos com as crianças, eu tento dar amor, pois todos eles falam a língua Lingala (a língua de Kinshasa) e eu ainda não, por isso faço-as rir e desta forma posso dar-lhes esse amor pois o resto eu deixo para Deus.

Sabes, de vez em quando, penso que Deus me faz perceber que verdadeiramente a Missão é obra sua, nós somos somente pequenos trabalhadores e Ele é o verdadeiro Missionário! Pouco importa se falas muito bem uma língua ou não (embora seja preciso estudar), se tens muita saúde ou se fazes tudo muito bem... Aquilo que é verdadeiramente importante, é estar ligado a Deus, pois só assim Ele pode operar através de ti, tudo o resto pode ser uma procura pessoal e no fim, somente orgulho pessoal. Tanto o fazer, ficar aqui ou ali, perseverar, etc. , tudo é obra de Deus!

Eu acredito que a Missão começa ali onde estamos, não importa onde, o que importa é o quanto estou disposto a morrer a mim mesmo e deixar Deus trabalhar. É este o principal empenho, morrer a mim mesmo, às minhas expectativas, desejos, modos de fazer as coisas... Em suma, viver somente para Deus além dos resultados aparentes. Se calhar, por isto é que o nosso fundador, o Beato Allamano dizia: Primeiro Santos, depois Missionários!

O trabalhador social procura os resultados e é lícito fazerem assim, mas nós devemos procurar Deus, além de qualquer resultado está Deus, nos outros...

Eu rezo todos os dias para que Deus me permita de ser totalmente seu e embora tenha o medo de perder as minhas seguranças mas a confiança e a fé aperfeiçoam-se entre os medos.

E somente quando me sinto pequeno, enfrentando as dificuldades, é quando me coloco em frente a Deus, reconhecendo que sou incapaz de viver sem Ele...”

Copi, LMC

3 comentários:

  1. Excelente testemunho!
    Primeiro parabéns ao Copi, tens futuro como escritor acredita. Transmites emoção nos teus textos e isso é um talento natural muito bonito.
    Depois este testemunho que nos diz tudo, deixemo-nos nas mãos de Deus e ele nos guiará, nós somos instrumentos nas suas mãos e Ele como ninguém sabe como nos conduzir.
    Simplesmente tocante...uma grande lição para todos nós :)

    Ângela

    ResponderEliminar
  2. Subscrevo o que a Angela disse, escreves mesmo muito bem

    Kambala

    ResponderEliminar
  3. Um dia poderás escrever como foi a tua passagem pelo seminário. É apenas uma sugestão

    ResponderEliminar