domingo, 19 de dezembro de 2010

JMC centro anima Prisão-Escola

"Estava preso e foste-me visitar" (Mt. 25, 36)
"Lembrai-vos dos presos como se estivésseis na prisão com eles" (Hb.13,3)

Neste sábado, 18 de Dezembro, alguns jovens do  JMC centro, tivemos a oportunidade de visitar e animar a Missa do 4º Domingo do Advento no Estabelecimento Prisional de Leiria, mais conhecido como Prisão-Escola.

Foi o Capelão daquele centro prisional, Pe. Manuel Pedro, que nos propôs esta actividade de animação, após nos ter conhecido na Vigília Missionária Diocesana, realizada no passado mês de Outubro, nas Matas de Espite, onde também nós participámos. Aceitámos com muito gosto este desafio, que se revelou diferente, mas gratificante.

Porque a Missão envolve sacrifício, às 8h30 da manhã fria (gelada!!) de sábado lá estávamos nós à porta do centro prisional, armados de violas, boas vozes e muito calor humano. Depois das formalidades relacionadas com a segurança: identificação, etc. lá nos encontrámos, na capela do centro prisional, com cerca de 30 jovens, com os quais partilhámos a Eucaristia. A prisão-escola é uma cadeia especial onde estão reclusos jovens com idades entre os 16 e os 21 anos.


Foi tudo muito diferente do que estamos habituados, mas nem por isso saímos desanimados.

Aliás, saímos da Prisão-Escola e de junto destes jovens com o desejo de voltar…!

Pelo JMC Centro.
Célia Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário