terça-feira, 11 de outubro de 2011

Obscena?! Obscena é a fome!



Aí está o vídeo da campanha "Hungry No More", uma iniciativa do vocalista da banda irlandesa U2, Bono Vox, e mais uns quantos artistas que aceitaram dar voz e rosto a mais uma tentativa de sensibilizar o mundo e, sobretudo, os lideres mundiais, para o drama da fome nos países pobres, sobretudo em África.

"Mais de 30 mil crianças morreram nos últimos três meses e 13 milhões de vidas correm perigo na Somália, no sul da Etiópia e no norte do Quénia", lembraram os artistas numa carta enviada aos líderes políticos mundiais que participaram recentemente na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque.

Investir mais "nas soluções de longo prazo para aumentar a produtividade agrícola e a segurança alimentar" nessa região da África, conforme se comprometeram nos encontros internacionais de Áquila, na Itália, e de Maputo, em Moçambique, foi outro pedido feito nessa carta pelos cerca de 60 artistas, a maioria africanos.

A ONE - organização sem fins lucrativos, da qual Bono é cofundador -, fez questão de lembrar que, dos US$ 22 biliões prometidos em Áquila pelo G8 (sete países mais ricos do mundo, mais a Rússia), apenas "22% dos fundos foram finalmente desbloqueados".

A propósito convém lembrar o compromisso dos líderes africanos, assumido em 2003 numa reunião da União Africana, de destinar 10% do Produto Interno Bruto (PIB) dos seus países à agricultura.

A. Brás

Sem comentários:

Enviar um comentário