segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Outubro Missionário - Orar (também) é Missão II

SEGUNDA SEMANA
10 a 16 de Outubro
SACRIFÍCIO

INTRODUÇÃO

Segundo os dicionários, sacrifício significa “oferta solene à divindade, em donativos ou vítimas” ou “abandono forçado ou voluntário daquilo que nos é precioso; renúncia”.
A Tradição da Igreja associa “sacrifício” ao sacrifício que Cristo ofereceu na Cruz, em total oblação ao amor do Pai e para nossa salvação. Apenas unidos ao seu sacrifício, podemos fazer da nossa vida um sacrifício a Deus.
Muitas vezes pensamos em sacrifícios como algo que custa e que exige muito de nós. De facto, o sacrifício só tem valor se custar, isto é, se exigir de nós uma mudança de vida. De nada vale ir a pé a Fátima ou nada comer numa Sexta-Feira Santa se praticarmos a injustiça e vivermos na mentira. Deus quer a misericórdia e não o sacrifício.
É bom oferecer sacrifícios a Deus, em sinal de adoração e reconhecimento. Mas melhor ainda é viver como filhos de Deus.
Viver como verdadeiro filho de Deus pode mesmo ser considerado como sacrifício uma vez que isso implica comunhão plena com o Pai, adesão total à verdadeira felicidade.
Sacrifício é oferecer a vida ao Pai, para que Ele a transforme em algo novo, em sinal para o mundo.
Sacrifício não é sofrer por sofrer nem procurar o sofrimento.
Sacrifício é dar a vida, para que outros tenham vida.
Sacrifício é viver por, com e para Deus.
É uma opção de vida, pela Vida.

Cântico Inicial

ESCUTAR A PALAVRA – 2 Timóteo 4, 1-8
Diante de Deus e de Cristo Jesus, que há-de julgar os vivos e os mortos, peço-te encarecidamente, pela sua vinda e pelo seu Reino: proclama a palavra, insiste em tempo propício e fora dele, convence, repreende, exorta com toda a compreensão e competência.
Virão tempos em que o ensinamento salutar não será aceite, mas as pessoas acumularão mestres que lhes encham os ouvidos, de acordo com os próprios desejos. Desviarão os ouvidos da verdade e divagarão ao sabor de fábulas. Tu, porém, controla-te em tudo, suporta as adversidades, dedica-te ao trabalho do Evangelho e desempenha com esmero o teu ministério.
Quanto a mim, já estou pronto para oferecer-me como sacrifício; avizinha-se o tempo da minha libertação. Combati o bom combate, terminei a corrida, permaneci fiel. A partir de agora, já me aguarda a merecida coroa, que me entregará, naquele dia, o Senhor, justo juiz, e não somente a mim, mas a todos os que anseiam pela sua vinda.

Para ajudar a refletir
É importante ter noção:
1. A certeza da nossa morte.
2. A existência de um só caminho para chegar à salvação
3. O facto da palavra ser um poderoso instrumento que transforma, mobiliza, consciencializa, clarifica, harmoniza...

Salientamos dois aspetos da Palavra:

1º - A Palavra de Deus é importante porque – é SALVADORA

Deve-se pregar a Palavra de Deus e não as nossas ideias porque estas podem pender para o bem ou para o mal.
A Palavra de Deus deve ser proclamada em todas as circunstâncias.
É urgente que a Palavra de Deus chegue a todas as pessoas, pois só Ela conduz à Salvação.

2º – A Palavra de Deus é importante porque – só ela JULGA

É necessário ter a coragem, confiança e fé para usar e viver a palavra de Deus!
Porque somos Humanos e temos sempre duas escolhas: o bem e o mal (o mal já nós conhecemos bem…).
Porque há quem use a Palavra apenas por conveniência fazendo julgamentos egocêntricos:
Deturpando assim a Palavra de Deus e enfraquecendo a fé do próximo.
Tenhamos, portanto, a fé para acreditar e coragem para avançar, sempre com a Palavra de Deus à frente... assim combateremos um bom combate e receberemos o galardão de Deus.

Silêncio e partilha
A PALAVRA GERA ORAÇÃO
Meu Querido Pai, apesar de me sentir indigno(a) da Tua presença, peço-te que habites em mim, que faças do meu ser mais um dos teus templos, que me dês o dom de te respirar a cada segundo.
Sei que tudo em mim se transformará. A palavra “sacrifício” deixará de ter peso, pois tudo o que é feito ao teu lado e para te servir torna-se fonte de alegria.
Ajuda-me a cuidar de todos os que trouxeres até mim. Que eles levem o teu Amor, Força, Esperança e Fé para caminhar.
Senhor deixa-me ser um “nada” que semeia em teu nome para curar as feridas da humanidade causadas pelo nosso egoísmo.
Jesus e Maria, pelo Amor que vos tenho, peço-vos que intercedam junto de Deus Pai, por todos os que anseiam alcançar esta graça, para que se entregarem sem limites nas missões da vida que Deus nos enviar.
Ámen

A PALAVRA TORNA-SE AÇÃO

Viver como Cristo é viver em atitude de oferta de nós mesmos ao Pai, como sacrifício.
Viver em missão é ser o que Cristo foi.
Partilhar a minha vida com os outros, para os levar até ao Pai.
Estar atento aos sofrimentos dos outros, limpando as suas lágrimas.
Levar a mensagem do Evangelho a todos os que se cruzam comigo.
Estar pronto até para ser perseguido por causa da minha fé.
Viver em atitude de doação a Deus e aos irmãos.

Escreve num papel um ponto da tua vida que vais mudar para seres melhor imagem do Filho de Deus, para melhor te dares a Deus e aos outros.

Bênção e cântico final

Fonte: Guião Outubro Missionário 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário