quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

És como uma chávena de chá?

Um dos requisitos primeiros do missionário é a inculturação. O missionário que não é capaz de "fazer sua" a cultura do povo para onde vai é um missionário inútil, no sentido em que corre o risco de que as suas palavras e ações caiam em terra dura demais e não produzam fruto. O segredo do sucesso é "não ser como uma chávena de chá".
Um mestre de sabedoria japonesa, conhecido pela sua sábia doutrina, recebeu a visita de um professor universitário, que ia para o interrogar sobre o seu pensamento.

O sábio serviu o chá. Encheu a chávena do seu hóspede e depois continuou a derramar o líquido, com uma expressão serena e sorridente.

O professor ficou a olhar para o chá a ser derramado, tão admirado que não tinha coragem de pedir uma explicação para tal distracção, tão contrária às normas das boas maneiras. Mas, a um certo momento, não pôde conter-se e disse:

— Está cheia! A chávena já não leva mais!

O sábio, imperturbável, disse então:

— Como esta chávena, também tu estás cheio da tua cultura, das tuas opiniões e conjecturas eruditas e complicadas. Como poderei então eu falar-te da minha doutrina, que apenas as pessoas simples e abertas compreendem, se antes não esvazias a tua chávena?

Fábula japonesa

Sem comentários:

Enviar um comentário