segunda-feira, 29 de julho de 2013

Umas férias diferentes

O que têm em comum Polónia, Tanzânia, e Costa do Marfim? São países onde estão presentes os Missionários da Consolata. E este ano, são também destino de umas férias diferentes para cerca de 30 jovens portugueses.

De 29 de julho a 28 de agosto, na Tanzânia; de 4 a 17 de agosto, na Polónia; e de 10 de agosto a 5 de setembro, na Costa do Marfim, cerca de meia centena de missionários (entre jovens, leigos, seminaristas e padres) estarão «fora das suas paróquias e das suas comunidades, indo ao encontro das pessoas».

Os Missionários da Consolata propuseram três campos de férias missionários para um verão especial e a resposta não se fez esperar. Apesar das dificuldades económicas e das atrações estivais próprias da época, vários foram os jovens que se mobilizaram e contagiaram outros, para que fosse possível angariar fundos para os diferentes projetos missionários.

Em Águas Santas, na Maia, os jovens estiveram presentes em vários fins de semana de animação missionária nas paróquias da diocese do Porto, onde divulgaram o projeto anual dos Missionários da Consolata, a favor da Costa do Marfim, bem como o projeto «Elimu ni uhai (Educação é vida)»(www.facebook.com/Ubungo13) a favor da paróquia de Ubungo, na Tanzânia, onde trabalha o padre Casimiro Torres, do Instituto Missionário da Consolata (IMC).

Aos jovens que iriam participar nas «experiências missionárias africanas» juntaram-se os jovens que vão participar na peregrinação anual ao Santuário da Virgem Negra de Czestochowa, na Polónia. Todos trabalharam em conjunto, empenhando-se na divulgação da causa missionária. No domingo, 28 de julho, na capela dos Missionários da Consolata, em Águas Santas, oito desses jovens foram enviados pela comunidade presente, numa celebração presidida pelo padre Norberto Louro.

Catarina e Zé Pedro, que irão para a Costa do Marfim, vão com «o coração aberto, sem grandes expectativas» dispostos a «aprender» - com a simplicidade do povo e da cultura que irão encontrar - a serem «felizes com pouco» e a viverem «com o essencial».

Em solo europeu, Raquel e Cláudia irão encontrar e matar saudades da alegria contagiante do padre Silvanus Stock (que esteve vários anos em Portugal). A caminhada de duas semanas não as assusta e esperam que, apesar de algum cansaço físico, seja um bom momento para retemperar as forças a nível espiritual.

Naquela que será a experiência de maior duração, Joana, Célia, Maria e Luís partilham o entusiasmo próprio de quem sente que vai viver uma grande experiência e vão dispostos a deixarem-se surpreender com tudo o que a Missão lhes irá proporcionar. Além do trabalho na paróquia de Ubungo, com o padre Casimiro, os jovens terão oportunidade de estarem também com o padre Tesha Antipas, recém-ordenado, que trabalhou ao longo deste ano na equipa de formação dos Jovens Missionários da Consolata. Será um mês cheio de Missão e missões, rico em experiências de encontro e partilha com outros povos e culturas.

Teresa Silva (LMC) in www.fatimamissionaria.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário