sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Campo de férias missionário: «Alegria não nos falta»

Na Polónia, nove jovens portugueses, ligados ao Instituto Missionário da Consolata, participaram na peregrinação anual ao Santuário da Virgem Negra de Czestochowa. Raquel Gonçalves, de 20 anos, foi uma das peregrinas. Para a jovem do Porto, a primeira parte da caminhada de dez dias «foi muito desgastante». «Andámos cerca de duas horas ou mais sem parar sobre um forte calor. Como a maioria de nós não tinha preparação, foi ainda mais difícil», explicou.

Contudo, Raquel Gonçalves admitiu ter ficado surpreendida com a «generosidade» das pessoas, que ofereciam «água e comida». «Algumas até punham as mangueiras do lado de fora da casa para nos podermos refrescar, e vinham para fora das suas habitações para nos ver passar e dizer adeus», acrescentou. Apesar do início da caminhada ter sido cansativo, dias depois, os jovens portugueses começaram a «entrar na rotina», disse Cláudia Duarte, de 21 anos.


Segundo a jovem, que estuda na cidade do Porto, nos últimos dias do percurso foi também «mais fácil» para os participantes portugueses comunicar com as pessoas que surgiam ao longo do trajeto e com os outros participantes. «Tirando um ou outro precalço, tudo correu bem. Alegria não nos falta», referiu Cláudia Duarte. Os peregrinos concluíram a caminhada na última quarta-feira, 14 de agosto, e os jovens missionários da Consolata deverão regressar a Portugal no próximo sábado, dia 17.

Fonte: Fátima Missionária

Sem comentários:

Enviar um comentário