quarta-feira, 2 de março de 2016

Jovens desafiados a frutificarem

“Take 3: o tempo certo”, foi o nome escolhido para o evento que decorreu o passado domingo, dia 28 de fevereiro, no Centro Missionário Padre Paulino, Quinta do Castelo- Cacém, uma atividade com adolescentes e jovens provenientes das comunidades paroquiais de S. Marcos, Cacém, Monte Abraão, Bairro do Zambujal e Queluz. Os animadores deste encontro foram os missionários/as e leigos missionários da Consolata da Zona sul.

A parábola da figueira estéril (Lc13,6-9), foi a leitura bíblica escolhida para iluminar e ajudar a refletir este evento “Take 3: O tempo certo”. Dividiram-se os grupos em três sub-grupos. Take 1: Eucaristia; Take 2: Testemunho missionário e Take 3: Workshop “o tempo certo.”

O evento começou com a celebração da Eucaristia celebrado pelo Pe. Matias (CCV-Zambujal), que  desafiou os cerca de 40 adolescentes que aderiram a esta iniciativa, para serem uma boa figueira, fecunda, que dá bons frutos. Que os talentos de cada um sejam partilhados com o outro e ao serviço do outro. São os talentos que nos convidam á misericórdia, como a dança, energia, entreajuda, musica, paciência, partilha, amor e amizade.

De seguida foi a vez de ouvir o testemunho missionário da Irma Felicita, missionária da Consolata que dedicou bons anos da sua vida à Mssão na Amazónia, com os povos indígenas Yanomami. Uma missão dura, que colocava muitos desafios ao dia a dia, no campo a justiça, dos direitos humanos e ao amor ás crianças gémeas que eram rejeitadas pelas famílias, mas que encontravam uma família no centro de acolhimento das irmãs da Consolata. Graças ao trabalho missionário, hoje estas crianças, pela graça de Deus, superaram esta injustiça.

O almoço foi partilhado entre todos, e foi um momento muito enriquecedor.
 
Take 3: O Tempo certo, foi o Take mais trabalhado, com os contributos das várias equipas, que foram desafiadas a  pensar e criar projetos com o objetivo de ir ao encontro de alguém que precise de ajuda. Para tal, cada grupo apresentou o seu trabalho através de um filme de 2 minutos, que depois a equipa animadora deste evento irá reunir para partilhar nas redes sociais.

A importância deste evento foi basicamente criar na mentalidade destas crianças a importância de apoiar alguém através dos nossos talentos e capacidades humanas, além de as levar a viver uma experiência diferente da catequese e, depois, criar um grupo unitário dos jovens adolescentes ligados a Consolata.

Foi um evento que teve grande sucesso, graças a todos os grupos envolvidos, pais e catequistas incluídos e, especialmente, à equipe organizadora. Outros eventos deste género se seguirão, ainda no decorrer deste ano de 2016.

Geoffrey Menya

Sem comentários:

Enviar um comentário