terça-feira, 29 de março de 2016

PJM 2016: Voltar para casa com o coração a transbordar

A Páscoa é, tradicionalmente, vivida em família e no conforto dos nossos lares e paróquias. Haverá então espaço para fugir a esta tradição e dizer “sim” a um novo desafio?
Neste ano de 2016, um grupo de 13 jovens de vários pontos do país aceitou a aventura de serem Testemunhas da Misericórdia com o Ressuscitado, ao participarem na Páscoa Jovem Missionária. Organizada e acompanhada por missionários da Consolata, entre eles, o Pe João Batista, Pe Álvaro Pacheco, Diácono Geoffrey Omondi e irmã Felicita, esta Páscoa Jovem decorreu em Carvalhal Benfeito.
Curiosamente, este nosso grupo inicial de 13 jovens foi crescendo ao longo dos quatro dias “em missão”, não só em espírito de união fraterna e proximidade com Deus, mas também em número. É incrível como rapidamente fomos capazes de abraçar os restantes jovens da freguesia de Carvalhal Benfeito e membros da respetiva paróquia. Abraço este, que sem dúvida nos remeterá para muito boas recordações dos momentos que passámos juntos. Como jovem participante, posso afirmar que as amizades e proximidade criadas foram fruto da extrema amabilidade e recetividade de todos os habitantes da freguesia que ficámos a conhecer esta Páscoa.
A beleza de Carvalhal Benfeito, uma freguesia tipicamente rural, situada perto de Caldas da Rainha, apaixonou todos os participantes desta Páscoa Jovem. Sem dúvida que fomos capazes de aproveitar ao máximo o espaço onde fomos acolhidos. Na minha perspetiva, os momentos mais marcantes e dinâmicos foram os que se situaram ao ar livre, em grupo, com a presença das nossas Bíblias, testemunhos, guitarras e vozes. Foi esta simplicidade e união genuína do grupo que mais me tocou. Indubitavelmente que toda esta dinâmica, proporcionada pelos animadores desta Pascoa Jovem Missionária, permitiu enriquecer e intensificar a nossa experiência como participantes e o nosso vivenciar da verdadeira Páscoa.
O finalizar da semana santa foi vivido intensamente por todos nós, através de atividades lúdicas, momentos de oração e reflexão. Tivemos, por exemplo, a oportunidade de participar numa ceia hebraica; no momento marcante do lava-pés e experienciar a Paixão de Cristo, ao realizar uma caminhada na região. O esforço, cansaço e sacrifício que a mesma implicou transmitiu-nos a intensidade da Paixão de Cristo e do seu caminho ao carregar a Cruz. Já no Sábado Santo, os organizadores desta Páscoa Jovem deram-nos a conhecer a verdadeira essência da missão: fomos então desafiados ao “Envio missionário”, o qual consistia em anunciar a ressurreição de Cristo, dar a conhecer a identidade dos missionários da Consolata e estabelecer contacto com moradores das povoações próximas. Participámos ativamente na Vigília Pascal, onde vivenciámos o ritual do fogo e da bênção da água. Por último, unimos as nossas vozes no Domingo de Páscoa, cantando “Aleluia!” e vivendo a graça da ressurreição do Senhor.
Sinto que regressámos ao nosso lar com recordações excecionais das pessoas que conhecemos, lugares que visitámos, rituais dos quais fizemos parte e de toda a experiência espiritual envolvente. A união do nosso grupo fica marcada pela boa disposição, gargalhadas, lágrimas, e vontade de crescer conjuntamente em fé e em ser cristão. Em virtude disso, torna-se difícil proceder a uma escolha das palavras certas para expressar o quanto o nosso coração chegou a casa transbordante de sentimentos de união, alegria e amizade. Sei ainda que não é demais expressar o nosso agradecimento face ao espírito aberto dos jovens da freguesia perante as nossas “caras desconhecidas” e ao incansável apoio de todos membros do Centro de Dia e Paróquia de Carvalhal. No fundo, um grande obrigado pela sua amizade e disposição em receber-nos, tendo tornado esta experiência inesquecível!  

Estela Sofia Silva Dos Santos, Algueirão



Sem comentários:

Enviar um comentário