segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Caritas in Veritate: Uma proposta para civilizar a economia

No sábado passado, o grupo JMC Centro reuniu-se e, desta vez, contou com a presença de mais duas caras novas: o Gonçalo, de Fátima, e a Tânia, do Bairro.

A formação deste sábado foi relativa à Encíclica Caritas in Veritate e foi-nos dada pelo P. Frazão, que nos falou sobre as propostas do Papa para “civilizar” a economia.


Encontramos no mundo de hoje, muitos aspectos que todos nós temos de ter em conta e que são muito importantes para a compreensão e vida em sociedade e que todos temos o dever e o direito de querer saber mais para, assim, termos uma opinião que se faça ouvir pela coerência.

São trinta e nove aspectos que foram referidos no encontro, como a caridade sem verdade, sem Deus, a lição da crise, a luta contra a fome, a democracia económica, a família, as energias renováveis, os imigrantes, a ONU, e o desafio cristão - “o desenvolvimento tem necessidade de cristãos com os braços levantados para Deus em atitude de oração, cristãos movidos pela consciência de que o amor cheio de verdade – caritas in veritate -, do qual procede o desenvolvimento autêntico, não o produzimos nós, mas é-nos dado”.
A formação deu origem a um debate entre os membros do grupo, onde foram expostas as várias opiniões sobre o mundo no que diz respeito à economia e a qual deve ser a nossa posição nesse mesmo sistema económico, da teoria para a prática. O nosso papel é tornar a economia mais humana, uma economia ao serviço dos Homens e não os Homens ao serviço da economia.

Para saber mais: AQUI
Tema da formação: AQUI

Tiago Santos e Filipa Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário