sábado, 7 de abril de 2012

PjM2012 - Dinâmica da Cruz: Consegues aguentar-te?



Dinâmica da Cruz: Consegues aguentar-te?

Este dia preenchido foi marcado de forma muito especial pela formação “Faithcross” e pela “Dinâmica da Cruz”.

Inicialmente, na formação, foi abordado a temática da fé, sendo esta comummente designada como sentimento ou mesmo emoção. Contudo, aprendemos que a fé não só se baseia no sentir, mas principalmente no saber.

Posteriormente, na “Dinâmica da Cruz” experienciamos a relação atrás abordada acerca da fé. A atividade pretendia que experimentasse-mos o sofrimento de Jesus na cruz; consistia em colocarmo-nos de braços abertos, com um prego numa das mãos e um pedaço de madeira na outra, ficando nessa posição sem baixar os braços durante a leitura do Evangelho da Paixão de Cristo. Fisicamente, pela dor que sentíamos, tínhamos vontade de desistir, ou seja, de baixar os braços. Mas, como foi abordado na formação, há motivações que superam o sentir, tendo sobressaído nesta dinâmica a dimensão do saber.

Á noite, preparamos a Via-Sacra, na qual a comunidade que nos acolheu participou fervorosamente. Com esta atividade nós os jovens, pretendemos ajudar as pessoas de S. Luís a rezar e a aprofundar o caminho de Jesus até ao Calvário. Terminamos a noite, agora (4.10h), com a celebração penitencial destinada a nós e que é habitual realizar-se nas PJM.

Rita Férias

Sem comentários:

Enviar um comentário