quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Banco de Partilha Social nasce em 2014

Grupo de jovens quer criar uma rede nacional de «anjos da guarda social» que tenham como emprego o apoio a idosos no domicílio. O projeto será financiado com o dinheiro depositado no banco. Os depositantes serão reembolsados em produtos hortícolas.

Um grupo de jovens vai abrir um Banco de Partilha Social, a 1 de janeiro de 2014, com o objetivo de criar 20 mil postos de trabalho, em cinco anos, apoiar milhares de idosos e arranjar ocupação para desempregados de longa duração. Para financiar estas iniciativas, os mentores do projeto pedem aos portugueses que abram uma conta, de 20 euros por ano, valor que será reembolsado em produtos hortícolas.

«O projeto nasce do olhar dos jovens sobre o país e a situação dos idosos. Nasce de ouvirmos os idosos e os jovens que querem trabalhar», explicou à agência Lusa um dos responsáveis, Luís Figueiredo, sublinhando que a ideia andou a ser amadurecida durante três anos e que o destino do dinheiro depositado pode ser seguido diariamente através da página virtual do banco.

Em suma, o que os jovens pretendem é que se verifique uma adesão em massa de depositantes, para que com esse dinheiro se possa criar uma rede nacional de pessoas que tenham como emprego apoiar idosos a domicílio, os chamados «anjos da guarda social». Ao mesmo tempo, esperam criar uma rede de hortas, para desempregados de longa duração, cujos produtos são depois vendidos em «hortas/shopping».

As inscrições para os «agricultores» e para os «anjos sociais» abrem em janeiro, a nível nacional. À medida que o banco tiver dinheiro tentará distribuir hortas, «anjos» e viaturas por todo o país, de forma equilibrada, segundo Luís Figueiredo. O responsável garante que há autarquias dispostas a ceder terrenos para cultivo, pessoas desempregadas que querem semear e vender, idosos que precisam de alguém que os ajude a ir ao médico e jovens dispostos a levá-los, e até uma empresa que venderá viaturas sem lucro para que o projeto funcione.

Francisco Pedro in Fátima Missionária

Sem comentários:

Enviar um comentário