terça-feira, 16 de dezembro de 2008

JMC - Águas Santas: Encontro de Formação

Mais uma vez, o JMC de Águas Santas, reuniu-se para mais um encontro de formação missionária, na passada sexta-feira pelas 21h.
Mas desta vez foi diferente! =)

Por estarmos a chegar ao Natal e porque entraram novos elementos no Grupo que ainda não tinham feito o ritual a que damos o nome de Efathá, uma palavra Aramaica cujo significado é "Abre-te" - Abre os teus olhos e ouvidos, o Padre Maurício e a Irmã Lúcia decidiram envolver-nos numa celebração eucarística de Natal e de acolhimento aos novos Jovens.

Duas magnificas leituras da Bíblia nos acompanharam ontem à noite durante a missa, que ao mesmo tempo serviram de reflexão e aprendizagem! Uma muito conhecida, O Anúncio do Anjo Gabriel à Virgem Maria, a decisão divina de que por meio dela ia nascer o Salvador: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!" (Lc 1, 26-38).

A outra Leitura foi a dos Actos dos Apóstolos 9, 1-9, "De Perseguidor a Perseguido"; a história de Paulo que se converteu ao encontrar a Luz que é Jesus, que o invadiu e o cegou e assim ter tempo para parar, reflectir e orar. Nós também somos convidados a parar para ouvir aquilo que Jesus tem para nos dizer, precisamos de nos deixar cegar para voltar a reconstruir um caminho novo, até encontrarmos a nossa missão.

"Como Paulo que ficou conhecido pelo seu ardor de espalhar a sua missão, nós também não podemos calar tudo aquilo que vemos e ouvimos!" disse ainda o Padre Maurício para finalizar a reflexão e dar entrada ao ritual Efathá.

Antes da celebração terminar ainda pudemos ouvir a primeira música, "Gracias", que o Padre Maurício escreveu quando decidiu dizer "Sim" ao Senhor (isto há onze anos atrás) e terminamos com a Irmã Lúcia a entregar a cada um de nós um símbolo muito especial e com grande valor moral.

Sofia Carvalho, JMC Águas Santas

Sem comentários:

Enviar um comentário