segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Vencendo obstáculos...

Mais uma semana passada e mais um encontro dos JMC’s do centro.

Esta semana, o tema foi “vencendo obstáculos”. Em continuação da temática da última semana “crescimento pessoal”, o João e a Majó apresentaram-nos os obstáculos que vão surgindo ao longo da nossa caminhada e o modo de os conseguir ultrapassar, pois saber e conseguir ultrapassar esses obstáculos é fundamental para o crescimento enquanto Pessoa.

Os obstáculos com que nos deparamos ao longo do nosso crescimento podem ser divididos em três grupos: os sentimentos negativos, as ideias erróneas e as máscaras de interpretação.
Os sentimentos negativos podem ter diferentes naturezas:
Inferioridade: muitas vezes, sentimo-nos inferiores aos outros, achamos que não somos suficientemente bons, achamos que tudo o que fazemos é de qualidade inferior ao que é feito pelos outros; esta inferioridade pode ser devida a alguma deficiência, doença, aspecto físico, cor da pele, ou até mesmo de comentários das outras pessoas: “nunca serás nada na vida”, “tudo o que fizeste está mal feito”;
Timidez: ter medo das pessoas faz com que a nossa personalidade diminua, pois se não há contacto com os outros, como é que é possível uma pessoa crescer? Por norma, o tímido tende a “deixar-se levar” pelos outros e para os outros e por isso não cresce;
Agitação e stress: pessoas stressadas e agitadas não olham à sua volta; só vêm os seus objectivos à frente e não se preocupam se todo o percurso para atingi-los é bem feito ou não. O que interessa para estas pessoas é atingi-los. Contudo, nem mesmo quando atingem os seus objectivos se sente realizadas; estas pessoas vivem sempre insatisfeitas.

Um outro obstáculo que nos aparece na nossa vida é as ideias erróneas. As ideias erróneas são “ideias erradas” ou melhor dizendo, ideias que se tornam erradas. Dando um exemplo é mais simples de compreender: ideias como “eu errei neste momento” são generalizadas em “eu erro sempre” e regem assim a vida de uma pessoa. Determinada pessoa que erra num momento da sua vida acha que sempre erro e que sempre irá errar e vive assim, inferiorizando-se.

Por últimos temos as máscaras de interpretação, que a meu ver, são os obstáculos que mais se vêm por aí. As pessoas assumem-se com diferentes “máscaras” dependentemente de com quem estão. Por exemplo: um adolescente que junto dos pais não bebe álcool, mas junto dos amigos apanha grandes bebedeiras.
Todos estes obstáculos impedem o crescimento humano e só há uma maneira de os conseguir ultrapassar: AUTO-ESTIMA. Confiar, acreditar, apreciar-se a si próprio é a única maneira de conseguirmos ultrapassar os obstáculos.

Depois de toda esta explicação, a Majó projectou algumas frases concretas para nós comentarmos. Estas frases são pontos de ajuda para desenvolver a nossa auto-estima. Cito algumas: “Diz sempre a verdade mesmo que seja dolorosa”, “Crê em ti mesmo, nas tuas possibilidades inatas”, “Vive de acordo com o que pensas ou o que queres fazer”, “Não te envergonhes nunca das tuas próprias emoções e sentimentos”, “Dedica o melhor de ti mesmo à tua família, amigos e companheiros de trabalho”…

Terminámos com a nossa oração, esta semana dedicada aos Amigos, e com o habitual convívio com chá e muita conversa.

Célia Gonçalves

2 comentários:

  1. Mais uma vez uma notícia bem conseguida! Em que quase está toda a formação exposta em poucas linhas!? Parabéns pela forma minuciosa com foi descrito o que se passou no Sábado!

    João Simões

    ResponderEliminar
  2. Célia, este sim é um grande texto. Estou a ver que bates o meu recorde de número de palavras :P

    Mas, mesmo assim, não é plo tamanho que gosto do teu resumo, mas sim plo facto de ser tao minucioso. Parabe'ns xD



    SaraRodrigues

    ResponderEliminar