domingo, 22 de fevereiro de 2009

Jovem, põe-te a mexer!

Mais uma reunião de JMC, mais uma óptima ocasião para contrabalançar os aspectos positivos e negativos daquilo que fazemos. Iniciamos a noite com a avaliação da 19ª Peregrinação da Consolata a Fátima e, felizmente, constatamos que existem aspectos a melhorar. Não pensem que me esqueci do '-in', não! É óptimo verificarmos que não fazemos tudo na perfeição pois, assim, sabemos que temos um grande desafio pela frente, um caminho a percorrer.

Depois seguimos com a oração. Esta semana somos levados a reflectir sobre duas realidades do nosso tempo: Aqueles que não conhecem Jesus e Aqueles que estão paralisados pelo pecado, suscitadas no evangelho Mc 2, 1-12.

Realçamos que, como Jovens Missionários da Consolata, a nossa missão ultrapassa em muito o 'conhecermos Jesus', é, também, preciso levá-Lo aos outros! É preciso pôr pés ao caminho e levar a Boa Nova àqueles que ainda não a conhecem. Para isso, não podemos estar paralisados… Presos pelo medo, pela vergonha… pelo pecado!

Somos jovens! Os possuidores da energia! Somos pequenos missionários! Que andamos nós a fazer? Que sentimentos andamos a transmitir? Que postura? Paralisados? Activos? Libertados do pecado? Anunciadores de alegria? Da fonte do perdão?

Jovens que acreditam? Ou jovens que apenas se deixam levar pela corrente da vida?

Como um elemento do Jmc referiu, é impossível nós nunca sermos paralisados pelo pecado e, por isso, humildemente pedimos perdão a Deus. E como disse, também, a Ir. Lúcia: "Devo partilhar os dons que tenho com os outros; tenho de tomar a iniciativa, se amo Jesus e se confio Nele. Pois, ser cristão, hoje, é um acto de coragem!"
No final foi-nos lançado um apelo: NÃO FIQUES PARALISADO! Vai! Corre atrás do que acreditas!

Marta Santos, JMC Norte

1 comentário:

  1. Não fiques paralizado...

    Por vezes é muito difícil corrermos atrás do que acreditamos, por vezes é mais fácil vermos os outros correr por aquilo que acreditamos pois dá-nos mais comodidade, mais relaxamento!!!
    Negar é o caminho mais simples e digo-vos, o mais utilizado no mundo de hoje... Infelizmente!!!!
    Todo o processo de darmos a vida por aquilo que acreditamos, tem como precedente a negação. A a negação daquilo que nos é exigido, negação de nós próprios, , a negação á Vida! Procurem na Biblia a histório dos maiores profetas, a história dos maiores Apóstolos e descobrirão neles sempre a negação. Pedro é o exemplo que mais nos sata á vista, quando permitiu que o medo lhe invadisse a alma, negou Jesus só para "salvar a sua pele"... Não continuamos neste mundo apenas a salvar a nossa pele?

    (silêncio...)

    Pois... As portas estão abertas, o caminho está livre e caminhar é a ordem!!!
    Como missionários estamos chamados, não só a levar Jesus mas a tê-lo na boca, no pensamento e no coração!!!

    Deixo-vos uma história que nos dá uma pequena grande dica sobre uma das formas de caminhar e não ficar paralizado...

    Era uma vez, num tempo em que os bichos falavam.....
    Nesse tempo também havia alegria, diversão e competição e, numa certa ocasião, os sapos decidiram realizar uma corrida.
    Eles tinham de subir uma grande torre, e atrás havia uma multidão, muitos outros bichos para vibrar com eles.
    Começou a competição e a multidão gritava:
    -"Não vão conseguir. Não vão conseguir!"
    Os sapos iam desistindo, um por um, menos um que subia tranquilo.
    No final da competição, todos desistiram menos aquele.
    Todos queriam saber o que aconteceu, e quando foram perguntar ao sapinho como ele conseguira chegar até o fim,... descobriram que ele era SURDO.

    Quando queremos fazer alguma coisa que precise de coragem, não devemos escutar as pessoas que nos dizem que não vamos conseguir...

    Sê surdo á negação!!!

    Copi, LMC

    ResponderEliminar