terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Taizé (encore)

Uma semana em Taizé

Em primeiro lugar, é minha obrigação esclarecer que Taizé não é uma aldeia, nem um monte, nem um espaço delimitado, mas sim um sentimento, ou melhor, um misto de emoções nunca dantes sentidas!
Uma semana em Taizé é de facto uma coisa de outro mundo, sem querer exagerar. Comer às refeições com colheres, usar tigelas para as bebidas e suportar vespas à volta da comida é algo que não estamos nada habituados, mas que ao mesmo tempo, são aspectos que singularizam este lugar abençoado.
Aqui, juntam-se, semanalmente, novas pessoas, vindas de todo o Mundo. Nestas semanas nascem histórias de amor e de amizade, para mais tarde serem recordadas e contadas. É bonito sentir a magia que nos envolve e a nossa entrega para com o próximo. É tudo diferente! Pode-se dizer que Taizé é um dos lugares, onde a terra está mais próxima do céu. E mais, aqui há só uma religião! Se somos cristãos, hindus, muçulmanos ou judeus, isso não importa, o que importa é que vivamos a alegria e a felicidade que Deus nos deu!
As orações, o nosso grupo de reflexão (composto por várias nacionalidades), a partilha, a festa e o espírito missionário são coisas que nunca esquecerei! Espero, do fundo do coração, repetir esta experiência brevemente. Taizé chama-nos a todos, assim como Deus chama cada um dos seus filhos! Agarrem a primeira oportunidade que tiverem para visitarem este lugar, que o Pai escolheu para que vivamos a paz e a fraternidade em comunhão!

José Pedro Faustino, JMC Norte

Sem comentários:

Enviar um comentário