Este foi o tema de formação, dado pela Ir. Lúcia aos Jovens de Águas Santas, na passada sexta-feira!
Começou por nos dizer que "por detrás de cada chamamento à sempre uma vontade e que por detrás de cada chamamento de Deus à sempre uma vontade específica Dele".
Então, qual é a vontade de Deus a nosso respeito?
O que é que Ele quer de nós?
Quer que sejamos Felizes; Realizemos o projecto de amor que Ele tem para nós; quer confiar-nos uma missão; não esquecendo que Deus chama a TODOS!!!
Como e quando é que sabemos que "aquilo" é o chamamento de Deus?
Através do meio de comunicação que Ele tem para connosco, a Bíblia! Esta é a fonte que relata os chamamentos, como por exemplo no Antigo Testamento (a Abraão, Moisés, Isaías, Jeremias) e no Novo Testamento (em que Jesus, o enviado do Pai, é que chama a Humanidade).
Hoje, continua a chamar-nos, através do projecto de vida que cada um tem. Este chamamento é especial e específico, designando-se como um Projecto de Amor para a Humanidade, ou seja todo o Projecto é sempre Comunitário e, se ele nos escolhe, só temos 3 hipóteses: Aceitar, Desistir ou Rejeitar! Qualquer que seja a nossa resposta, Ele tem só e simplesmente uma: "Não tenhas medo, Eu estou contigo!", por outras palavras: indicar-te-ei o que deves fazer e dizer.
Embora nós, o seu Povo, por vezes, queira quebrar a aliança, Deus não desiste; protege-nos e vem sempre em nosso auxílio, mal houve o nosso grito!
Esta é a moral que podemos tirar do Antigo Testamento. E agora do Novo??
A figura de Jesus é a presença de Deus no meio de nós, vai daí Ele é enviado para nos ajudar a atingir a nossa felicidade, não de impedir que a tenhamos; mostra-nos o caminho a fazer, para marcamos a diferença!!
Os chamamentos não são todos iguais, são diversificados; não importa quem somos, o que estamos a fazer e onde estamos, importa sim que nos levantemos para ir ao seu encontro.
Somos chamados sempre pelo nome, pessoalmente e individualmente e cada um responde por, não pelos outros.
Este chamamento exige uma preparação, para podermos assumir a Missão até ao fim, para podermos ir pelo Mundo fora anunciar a Boa Nova, ajudando as pessoas a libertarem-se, a superarem as dificuldades!
Acontece que muita gente começa por seguir Jesus, mas acabam por desistir (por diversos motivos), não concluindo a Experiência que Deus tem para elas.
O exemplo de Maria continua a ser um modelo de Chamamento de Deus (que faz o convite) e de resposta (mesmo sem entender, aceita com generosidade e confiança, pois Ele é fiel).
O "SIM" de cada um de nós pode tornar o Mundo melhor! A nossa resposta deve ser confiante, pois Ele está, caminha connosco até ao fim!
Sofia Carvalho, JMC Águas Santas
Sem comentários:
Enviar um comentário