Como surgiu?
A oração do Santo Rosário surge aproximadamente no ano 800 à sombra dos mosteiros, como "Saltério" dos leigos. Dado que os monges rezavam os salmos (150), os leigos, que em sua maioria não sabiam ler, aprenderam a rezar 150 Pai-Nossos. Com o passar do tempo, formaram-se outros três saltérios com 150 Ave Marias, 150 louvores em honra a Jesus e 150 louvores em honra a Maria.
Segundo uma tradição a Igreja católica recebeu o Rosário em sua forma actual em 1206 quando a Virgem teria aparecido a Santo Domingo e o entregou como uma arma poderosa para a conversão dos hereges e outros pecadores daquele tempo. Desde então sua devoção se propagou rapidamente em todo o mundo com incríveis e milagrosos resultados.
No ano 1365 fez-se uma combinação dos quatro saltérios, dividindo as 150 Ave Marias em 15 dezenas e colocando um Pai-Nosso no início de cada uma delas. Em 1500 ficou estabelecido, para cada dezena a meditação de um episódio da vida de Jesus ou Maria, e assim surgiu o Rosário de quinze mistérios.
O que é?
O Rosário é uma oração católica em honra da Santíssima Virgem Maria formado tradicionalmente por três terços. Recentemente houve o acréscimo de mais um terço pelo Papa João Paulo II. Cada terço compreende cinco mistérios da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo e de Nossa Senhora. Os mistérios são formados basicamente por um Pai-Nosso e dez Ave-Marias. Cada mistério recorda uma passagem importante da história da salvação, segundo a doutrina católica.
Os Mistérios: qual o seu significado?
São quatro os mistérios...
Nos mistérios gozosos o tema é a concepção, nascimento e infância de Jesus;
Os mistérios luminosos são aqueles que foram acrescentados há pouco tempo pelo Papa João Paulo II e abordam a vida do Filho de Deus, seus milagres, pregações e feitos importantes;
Nos mistérios dolorosos medita-se a Paixão e Morte do Senhor;
Nos mistérios gloriosos anuncia-se a vitória sobre a morte e a descida do Espírito Santo sobre nós.
* Texto d apoio:
Para quem quiser saber mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_Ros%C3%A1rio
Sofia Carvalho
oiiii
ResponderEliminarNós católicos somos felizes porque temos uma familia em nossa igreja Deus pai, Mãe Maria e o Filho Jesus Cristo.Nós não somos órfão, Graça a Deus.
ResponderEliminaroi,
ResponderEliminarsou muito felis desde que comecei arezar o terço praticamente todos os dias,minha falia hoje veve em paz.
Eu sou católica com orgulho...encontrei um terço de madeira na rua,eu estava indo para o trabalho e era muito cedo,passava por uma grande dificuldade na minha vida,e em frente a um boate pisei num terço sem querer,olhei para o chão e me emocionei,pensei ser um presente de Deus para mostrar como ele me ama e que ia me ajudar,e foi o que aconteceu,ele me ajudou naquela dificuldade e me ajuda todos os dias da minha vida. o terço vive comigo não desgrudo dele.meu xodó...Luci moreno
ResponderEliminar