sexta-feira, 12 de junho de 2009

Quanto 'pesa' Cristiano Ronaldo?

A transferência de Cristiano Ronaldo para o Real Madrid rompe as fronteiras do ‘planeta futebol’. Todos discutem esta multimilionária transferência. Até mesmo quem não gosta ‘de bola’. O mundo ficou de boca aberta, não para bocejar, mas para manifestar surpresa e, até mesmo, indignação. Superaram-se todos os limites do razoável, do bom senso e da ética. Se é que estas palavras ainda tem alguma densidade nos tempos que correm.
A primeira página do jornal espanhol El Mundo é sintomática. Se às vezes dizemos que determinada pessoa, pelo seu valor, vale o seu peso em ouro, então, seguindo as contas do jornal de nuestros hermanos, Cristiano Ronaldo vale 57 vezes o seu peso em ouro. Não lhe tiramos o mérito. Ele é um jogador completo, esforçado, ambicioso. Mas, de facto, 94 milhões de euros é muita grana!
Há comparações para todos os gostos. Um Boeing 737-900, para dar um exemplo, só custa 85 milhões. E Cristiano vale muito mais! Cifras tão desproporcionadas como injustificáveis. Mais! Vai receber como remuneração, no Real Madrid, 9 milhões de euros anuais.
Não vou entrar aqui no discurso da crise e da fome do mundo. Faz todo o sentido, mas seria a via de reflexão mais tentadora e também a mais fácil. E bastava dar o exemplo dos três milhões de somalis, neste preciso momento, à beira da morte por falta de alimentos. Contudo, há que admitir que o mundo em que vivemos cada vez está mais ilógico.
Aqui entra a questão do valor e dos valores. Do ter valor e do ter valores. Mas isso é um tema bastante mais vasto. Uma coisa é certa: há valores e valores. Uns (talvez os essenciais) que passam despercebidos e outros que estão claramente inflacionados.
Sobram cada vez mais ‘causas’ no mundo pelas quais lutar e sem gente disposta a abraça-las, e, por outro lado, muitas pessoas com atitudes e opções absolutamente inconsequentes.
É que também no futebol decisões como esta criam antecedentes. Ou melhor, ampliam-nos. E Florentino Perez deveria saber disso. Ou será que o céu é o limite?
Razão tem o desportivo italiano La Gazzeta dello Sport quando, na sua capa de hoje, escreve em letras garrafais: “Cosi non vale!” (Assim não vale!). Ah, pois não! Claro que não!
Cristiano Ronaldo é causa ou consequência? Não sei responder, mas o escritor espanhol, António Gala, deu-me a dica para terminar este texto: “A nossa sociedade chegou a um momento em que já não adora o bezerro de ouro, mas o ouro do bezerro”. Nem mais!

A. Brás

2 comentários:

  1. O CR7 pode até ser um excelente jogador de futebol. Mas não gosto dos excessos do "jovem ronaldo". Está muito longe de ser um modelo para os jovens de hoje.
    Nando

    ResponderEliminar
  2. O Ronaldo nao tem de ser um modelo para ninguém... Os jovens de hoje, sendo jovens, têm a sua própria capacidade para saberem quais os modelos mais adequados a seguir e até onde podem ir e quais os seus limites, pena é que nem todos façam uso dessa capacidade... porque é mais difícil...

    ResponderEliminar