domingo, 31 de maio de 2009

Ser luz que anula as trevas

Sábado, dia 30 de Maio de 2009, ao terminar a semana missionária, realizou-se no Arrabal a Vigília de Pentecostes, na qual foi também festejada o 50º aniversário do Padre Gaspar.
Um momento de calor e união com Cristo, foi a maior riqueza deste encontro, onde cada um reflectiu sobre a sua missão no mundo. No nosso dia-a-dia o stress, o ruído, a confusão, é coisas que rompem o silêncio que muitas vezes precisamos dentro do nosso coração. Foi por isso que neste momento tão especial, através do Espírito Santo, nos encontrámos com Ele e meditámos sobre aquilo que podemos fazer para tornar o mundo melhor.
Luz, água e sal: foram os símbolos que traçaram o nosso caminho nesta Vigília.
“A luz apaga as trevas, as trevas não anulam a luz, por mais pequena que esta seja…”, “A água do baptismo liberta-nos da corrupção, do pecado e do mal”, “O sal é necessário para ‘conservar’ os cristãos e para salgar as pessoas ‘insonsas’ devido à falta de Deus nos seus corações”.
A missão implica que cada um de nós saiba ser água, luz e sal, para que consigamos cativar os outros com o Espírito de Deus e libertá-los dos sentimentos cruéis e amargos.
Foi neste contexto de meditação que ainda fomos desafiados a pensar nas “luzes” e “sombras” do mundo… Agora, cabe a cada um de nós acreditar que pode fazer qualquer coisa pelo outro, por mais simples que seja. É pelos gestos pequenos que se começa…
Que o JMC seja uma luz sempre acesa capaz de anular as trevas!
Para terminar, mais uma vez, Parabéns ao Pe. Gaspar!

Mickael Pereira

1 comentário:

  1. Foi uma grande e muito bonita Vigília, muito bem preparada e espectacularmente participada pelos JMCs do Centro!! E pelos vistos bastante vivida e compreendida!!!

    ResponderEliminar