Tal como no primeiro encontro que tivemos em 2008 abrimos o ano com a Missa/Ritual Efathá, finalizamos deste mesmo modo com outra/o.
Demos as boas vindas de modo "formal" a dois novos elementos, o Jomi (João Miguel) e à Catarina. Mas e, no entanto, já temos mais dois novos elementos, o João Tiago e a Ana Cláudia.
Nesta celebração conseguimos não só dar as boas-vindas e escutar a Palavra, mas, também, avaliar este ano de JMC, que está quase quase a acabar!
No momento de pedir Perdão expusemos as partes negativas de cada grupo, do grupo e de cada um de nós perante o grupo.
Logo a seguir escutamos a Palavra de Deus (o Evangelho do passado Domingo): a história do Leproso que disse a Jesus: "Se quiseres podes curar-me..." e Jesus respondeu-lhe: "Sim, quero!".
Não nos podemos esquecer que Deus tem uma "proposta radical" para cada um de nós e, portanto, não devemos fazer as coisas dizendo "seja o que Deus quiser", pois Ele sempre quer algo de bom para nós!
"Os jovens de hoje estão infectados pelo vírus da dúvida: querem transformar o mundo à sua maneira; não sabem se querem "ir" ou "ficar"; Tudo é banal?! Ou somos nós que pomos as coisas banais?!", explicava e perguntava, retoricamente, o Padre Maurício aos Jovens.
E para concluir, ainda nos disse assim: "Onde se trata do bem, Deus sempre quer!".
Iniciou-se, depois, o ritual Efathá: este é o momento dos novos elementos dizerem: "Sim, quero permanecer neste Grupo", tendo como obrigação ouvir o que Deus tem para eles, para as suas vidas; é um convite a sair do próprio fechamento e entrar numa vida de amor a Deus; aceitar o compromisso de uma Missão!
No momento do ofertório expusemos as nossas expectativas e esperanças para o próximo ano!
Antes de terminarmos ainda nos foi anunciado as modificações que vão existir no Grupo no próximo ano, ou seja dos animadores que vão sair e entrar, tanto a nível dos Jovens, como dos Padres e Leigos.
Terminamos com um apelo: "Agarrem a bênção de Deus vos ter escolhido a vós e não a outros!".
Sofia Carvalho, JMC
Sem comentários:
Enviar um comentário