sexta-feira, 2 de outubro de 2009

A grande alma em busca da verdade


O dia de hoje merece uma pequena chamada à atenção por dois motivos, ligados entre si:

Fosse ele vivo e celebraria hoje o seu 140º aniversário.
Estamos, claro, a falar de Mohandas Karamchand Gandhi, mais conhecido por Mahatma Gandhi ("Mahatma", do sânscrito "A Grande Alma"). Fundador e influente defensor do Satyagraha (princípio da não-agressão, forma não-violenta de protesto) como um meio de revolução.

A sua demanda pacífica influenciou grandes nomes como Martin Luther King e Nelson Mandela e foi a data do seu nascimento que levou à instituição do Dia Internacional da Não-Violência (a segunda chamada de atenção deste artigo).

Fica aqui a esperança de que a não-violência (sob todas as formas possíveis e imaginárias) possa vir a fazer parte do dia-a-dia de todos nós.

CJovem

1 comentário:

  1. Sigamos os ensinamentos de Jesus:
    “Assim como o Pai me tem amor, assim Eu vos amo a vós. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu, que tenho guardado os mandamentos do meu Pai, também permaneço no seu amor. Manifestei-vos estas coisas, para que esteja em vós a minha alegria, e a vossa alegria seja completa.”(Jo 15, 9-11)

    Beijos e abraços Consolatinos

    ResponderEliminar