terça-feira, 6 de outubro de 2009

Solo le pido a Dios

Seria injusto não lhe fazer uma referência. Falo de Mercedes Sosa, que morreu no último domingo, dia 4. Para muitos talvez seja uma desconhecida, para os argentinos era considerada a melhor cantora da sua história. Foi uma grande mulher. Grande com todas as letras. Sendo argentina, foi cidadã do mundo, pois a sua mensagem, as suas causas de luta e, sobretudo, a sua música, com letras profundas e proféticas, rompeu fronteiras, derrubou muros. 'Negra' Sosa, que realizou frequentes digressões internacionais, antes de ficar doente, é um monumento à liberdade, à vida, à luta pelas causas pelas quais vale a pena lutar.
Obrigado Mercedes Sosa. Que este mundo que vai perdendo os grandes ideais, amplie a voz da tua profecia, continue a dar voz à liberdade e à justiça, e não perca a capacidade de gerar novas mulheres de fibra como tu.
‘Gracias a la vida’ e 'Solo le Pido a Dios’, são duas das músicas que mais gosto e que mais tenho cantarolado ao longo dos anos, desde que tomei contacto com as suas canções. E é esta última que quero partilhar com vocês, acompanhado de umas imagens que nos fazem reflectir sobre o nosso mundo.

A. Brás



Solo Le Pido A Dios
Mercedes Sosa

Sólo le pido a Dios
Que el dolor no me sea indiferente,
Que la reseca muerte no me encuentre
Vacío y solo sin haber hecho lo suficiente.

Sólo le pido a Dios
Que lo injusto no me sea indiferente,
Que no me abofeteen la otra mejilla
Después que una garra me arañó esta suerte.

Sólo le pido a Dios
Que la guerra no me sea indiferente,
Es un monstruo grande y pisa fuerte
Toda la pobre inocencia de la gente.

Sólo le pido a Dios
Que el engaño no me sea indiferente
Si un traidor puede más que unos cuantos,
Que esos cuantos no lo olviden fácilmente.

Sólo le pido a Dios
Que el futuro no me sea indiferente,
Desahuciado está el que tiene que marchar
A vivir una cultura diferente.

10 comentários:

  1. Ja tinha ouvido esta musica, uma ou duas vezes...
    Mas acho que so agora é que a ouvi "como deve ser"
    adorei a musica

    ResponderEliminar
  2. nos ultimos tempos tenho andado sempre com esta musica na cabeça mas nao conhecia a versao original, ouvia uma em ingles, apenas com a ultima estrofe em espanhol. De facto esta musica diz muito!

    Aproveito e deixo aqui a musica que ouço frequentemente, que nao passa de uma tradução interpretada por outro grupo...

    http://www.youtube.com/watch?v=ZdiN9_gE53I

    ResponderEliminar
  3. Pois é Pipoca, tantas vezes acontece que só depois que as pessoas partem descobrimos o quanto a sua vida foi fecunda e quanto foram fermento de vitalidade e compromisso com a paz, a justiça, a liberdade, os direitos humanos.
    De facto, agora, as suas músicas ganham uma nova dimensão e novos horizontes de sentido.

    ResponderEliminar
  4. @Anónimo, essa versão em inglês é muito bonita e andou há pouco tempo nas rádios e nos Tops musicais. Tanto a música como a letra vale a pena.

    Já agora deixo o link para uma outra canção da Mercedes Sosa com uma letra fantástica: "Gracias a la vida"

    http://www.youtube.com/watch?v=WyOJ-A5iv5I&feature=related

    ResponderEliminar
  5. Pois é....todos os grandes artistas só são reconhecidos depois de partirem.... Só se sente o valor de algo ou alguém quando este parte....

    ResponderEliminar
  6. Olá Albino
    como vai? Eu também gosto muito dessa música, é uma oração. E somente quando estamos diante de uma situação em que a nossa vida parece escapar de nossas mãos é que damos valor a ela e o quanto passamos nessa vida, passando por cima das dores alheias, achando que a guerra é normal, acostumados aos barulhos de tiros e achando tudo normal. E como vc uma vez me disse: Eu nunca quero me acostumar a isso.
    Um abraço
    Michelle

    ResponderEliminar
  7. Olá Michelle
    Que bom ver-te por aqui. Desconfiava que também poderias ser uma leitora do CJovem, aí desse lado do Atlântico. Daqui a pouco tempo partirás para o Djibuti onde te desejo realizes uma excelente experiência de missão.
    Acredito que o missionário é aquele que, para viver os valores do evangelho com alguma autenticidade tem que manter uma certa vigilância e "indignação profética" diante de tantas situações que a sociedade já toma como banais. E estou convencido que há valores fundamentais dos quais não podemos nem devemos abrir mão. Muitas situações do nosso dia-a-dia, na lidas na perspectiva de cristãos minimamente comprometidos, nunca poderemos considerar que estejam dentro dos critérios de normalidade. Um dia lembro-me de termos tido esta conversa.
    É que, simplesmente, há coisas que não podem ser consideradas normais. "Isto não é normal!" (a guerra, a fome de milhões, a corrupção que tira o pão da boca do pobre,...). Porque, simplesmente, não pode ser! E ponto final.

    ResponderEliminar
  8. será que alguém sabe me falar o nome da versão em inglês dessa música?...eu não consigo me lembrar o nome,nem quem canta...valeu

    ResponderEliminar
  9. Estarás a falar dos Outlandish?

    Ver vídeo AQUI.

    ResponderEliminar
  10. solo le pido a dios é uma musica escrita e cantada originalmente por leon gieco, mercedes sosa emprestou sua grande voz para o mundo conhece-la mais, assim a musica ficou mundialmente conhecida.

    ResponderEliminar