Com o tema “Comunicar com Deus através da Criação”, decorreu no passado fim-de-semana o Retiro nacional de Advento para Jovens, na casa dos Missionários da Consolata, em Águas Santas, Porto.
Mais de 40 jovens vindos de todo o país (de outros grupos de jovens e paróquias), encontraram-se sexta-feira à noite para uma breve apresentação e para a partilha do chá missionário, um parabéns à Sara, que fazia aniversário naquele dia, terminando com a Oração.
Mais de 40 jovens vindos de todo o país (de outros grupos de jovens e paróquias), encontraram-se sexta-feira à noite para uma breve apresentação e para a partilha do chá missionário, um parabéns à Sara, que fazia aniversário naquele dia, terminando com a Oração.
Sábado foi o dia mais cansativo e intensivo. Despertamos às 7h30 para começarmos com as actividades, pois o dia ia acabar tarde.
A manhã foi preenchida pela reflexão individual, dirigida pelo Padre Fernando Carneiro, que nos atacou logo com uma pergunta: “Onde está Deus? – Deus está em tudo e em todos.” Depois pediu que cada um escrevesse: “como começou a história da minha vida…”.
Após algumas respostas partilhadas, fomos ver na Bíblia como é que os quatro evangelhos (S. Marcos, S. Mateus, S. Lucas e S. João) começam por contar a história da vida de Jesus.
Depois de termos analisado isso tivemos algum tempo para reflectir sobre Símbolos Cósmicos: Mistério e Harmonia – Contemplando o universo, em que é que ele me fala de Deus?
Usando as palavras do Padre Fernando: “Deus criou o homem à sua imagem e semelhança. Ter fé é ter certezas. Aos olhos de Deus somos seres únicos e especiais; seres em relação.”.
Voltamos a ter mais algum tempo para reflectir, mas agora sobre Símbolos Históricos: Pecado e Graça – Contemplando a história da humanidade, onde é que Deus se faz presente? – e tínhamos como frase chave “onde aumentou o pecado, superabundou a graça.”.
Após o almoço a Equipa Organizadora deste Retiro partilhou connosco a Dinâmica dos 4 Elementos (Terra, Ar, Fogo e Água). E, antes de partirmos para os workshops lembraram-nos que: “cada vez que deixamos uma marca, fazemos história (no mundo)”.
Estando os jovens divididos em grupos, desde o primeiro encontro, foram cada um para as salas correspondentes ao seu elemento. E começou aqui a reflexão em grupo…
- No workshop da Água, dirigida pela Andreia e pela Ir. Lúcia, após terem-nos apresentado um vídeo sobre o problema da água no mundo, lançaram-nos a pergunta: “E quando abrires a torneira e não tiveres água? Que água é que Jesus quer de nós?” Respondemos que Jesus quer que sejamos fonte de vida, de água pura, para os outros.
- No workshop do Fogo, dirigida pelo Padre Maurício, também vimos um vídeo sobre os problemas que o fogo traz para o mundo, pois este, após trazer a destruição traz a transformação. E aqui também nos puseram uma pergunta: “Quando serás a Paz que apaga o fogo das guerras?”
Ainda neste workshop fizemos uma dinâmica/jogo: Jornalistas vs. Militares.
Neste workshop aprendemos que “não é contra os seres humanos que devemos lutar, mas sim contra os sistemas / políticas / ideologias. Devemos vestir a armadura de Deus, para sermos como o Guerreiro da Luz – Cristo (que fez coisas extraordinárias no ordinário).
- No workshop da Terra, dirigida pela Marisa e pelo João, também vimos um vídeo sobre problemas de divisão de terras, em que uma pergunta também nos foi lançada: “E se amanhã acordasses e não tivesses terra para viver?”.
Aqui também tivemos um jogo, em que concluímos com uma passagem bíblica “A terra não pode ser dividida perpetuamente, pois a terra pertence-me e vós sois hóspedes e estrangeiros nela.”.
- No workshop do Ar, dirigido pela Viviana, vimos também um vídeo sobre a poluição do ar, que nos lançou também uma pergunta: “É com este ar que queres viver?”.
Neste workshop concluímos que: “o ar, que é Deus, entra em nós para nos dar vida e sai para o espalharmos pelos outros – o ar renovável. Conforme as nossas necessidades, Deus responde com mais ou com menos impacto / intensidade. Qual é então a intenção que pomos no nosso ar? – foi também uma dinâmica que se fez.
Depois passarmos pelos workshops, todos começamos a reunir as nossas respostas, para respondermos ao trabalho de grupo proposto: “Nós (elemento)… Vimos que (análise da realidade)… Julgamos que (reflexões individuais)… Portanto, decidimos (proposta de acção)…”.
Após o jantar e durante o chá missionário ouvimos quatro testemunhos de experiências missionárias diferentes feitas este ano: a Marisa com o projecto Del 8 em Moçambique; a Filipa com o Grupo de Formação do Cacém em Moçambique; o Nuno e a Andreia com a Escola de Formação Missionária de Águas Santas na Tanzânia; a Leonor com a Juventude Hospitaleira em Moçambique.
Depois desta partilha partimos para a Oração Missionária.
Foi uma oração muito longa, mas, ao mesmo tempo, interessante e necessária. O facto de nunca termos tempo para parar, para reflectir, para escutarmos as palavras de Deus, aquelas quase 3 horas ajudaram muito os jovens a pensar sobre as suas atitudes no mundo que os rodeia e também a obterem respostas.
No domingo organizamos, animamos e participamos na missa dominical celebrada na Capela da comunidade do Missionários da Consolata de Águas Santas.
A seguir apresentámos os trabalhos de cada grupo; ainda deu tempo para a avaliação do retiro e ouvir alguns avisos.
Acabámos e despedimo-nos com o almoço…
Sofia Carvalho e Paulo Mateus
Vídeo muito bem feito....Parabéns!!!
ResponderEliminarA música, as imagens...muito nos transmitem...
Curiosidade: Como foi esta dinâmica dos 4 elementos?
Perguntaram-me se gostaria de ir ou se estava interessada em ir.
ResponderEliminarDisse que não. Ia estar a trabalhar.
Afinal não fui trabalhar nem ao retiro. :(
Tenho pena. Ficará para uma proxima.
Foi um grande retiro!
ResponderEliminarFoi uma oportunidade de conhecer as grandes mudanças climáticas, obra e criação de Deus!!
Oportunidade de conhecer o que poderemos fazer pelo nosso planeta!!
Obrigada Sofia e Paulo pelo texto e pelos videos que retratam realmente o que lá se passou... Foram 2 dias muito bons... 2 dias de paragem e reflexão... dois dias onde se notou a presença de JC!
ResponderEliminarObrigada a todos os que partilharam comigo estes dois dias... um beijinho especial à equipa que organizou o retiro e às 2 meninas com quem partilhei o quarto... Força Filipa! Grande Missão te espera! :)
Olá a todos!
ResponderEliminarFico feliz que o retiro tenha sido um importasnte momento de paragem! Fiquei a saber pelo texto como foi a dinâmica, e deixa-me alegre que tenham tido oportunidade de aprenderem alguma coisa sobre o mundo que vos rodiea....
No entanto, sinto alguma frustração por não entender ao certo o compromisso real e concreto que poderia sair de um retiro deste género, cheio de pessoas jovens, que se deveriam interessar pelo futuro.
Talvez o texto para além de contar tudo o que se passou, devesse abordar com mais clareza se aconteceu alguma transformação interior nos participantes.
Bjs