sábado, 19 de dezembro de 2009

A senha de Maria


São três as principais figuras do Advento:
1 – ISAIAS: O profeta da prosa poética. O sonhador utópico. O “arquitecto-paisagista” que desenha imagina paisagens e horizontes de fecundidade e esperança. Enfim, aquele que esperava com paixão o príncipe da paz, no qual Israel punha as esperanças de um reino e um salvador messiânico. Mas, a verdade é que não sabe onde o vai encontrar.
2 – JOÃO BAPTISTA: O mensageiro e precursor de Jesus que, no entanto, fica desapontado. Esperava que o Messias fosse um agitador social, um radical, um revolucionário; um Elias reencarnado. E, a verdade, fica desconcertado diante de um Jesus que encarna outro projecto.
3 – A terceira figura do Advento é mulher, humilde, simples: MARIA. E é, sobretudo, dela que vos vou falar.Neste quarto e último domingo do Advento, o evangelho de Lucas (1, 39-45) narra o encontro de duas jovens mães. Já antes tinha narrado as duas anunciações: a de João Baptista e a de Jesus. Elas são as protagonistas deste domingo.

Mas quem é este Deus que faz mães a uma jovem virgem e a uma idosa estéril? Há algumas semelhanças: são duas primas, ambas grávidas, com gravidezes difíceis e algo misteriosas. Porém, as duas sentem, no mais íntimo do seu ser, que só a graça de Deus explica todo o mistério. São portadoras de vida. E celebram o milagre da vida.

Deus faz-se homem nas entranhas de uma mulher simples que foi feliz “porque acreditou” e deu o seu FIAT (sim) a Deus. E Maria, a quem nos dias de hoje se pediria repouso, põe-se a caminho, por montes e vales, ao encontro de Isabel. Com ela, quer partilhar a alegria de trazer dentro de si o Salvador. Acontece que Isabel, na sua velhice, também vai ser mãe. Um mistério! Grande mistério! E, no encontro de duas mães está o encontro de dois filhos: João e Jesus. Chamada por Isabel de mãe do Senhor, Maria é "bendita entre as mulheres", modelo de fé. Maria e Isabel fazem festa, exultando de alegria. De tão felizes transpiram consolação de Deus. Missão é celebrar juntos a festa da chegada da salvação e comunica-la a outros. Sim, porque a alegria não pode ficar aprisionada. “O Senhor fez em mim maravilhas”. O evangelho é comunicação.

Uma mulher socialmente irrelevante e uma criança frágil estão na origem da nossa salvação. A senha? Bom, a senha, afinal, era simples. Não inclui números nem símbolos, só tem letras e está ao alcanc
e de qualquer um. Três letras, apenas: SIM. O SIM definitivo e autêntico de Maria, ao projecto de Deus. Uma senha que Maria partilha, agora, contigo, para uso imediato. Dá o teu SIM a Deus. O teu “faça-se em mim, segundo a Tua Palavra”. Como Maria.

Às portas do Natal, as leituras deste domingo abrem-nos os horizontes da esperança e da salvação, que é iminente. Claro que isto já sucedeu há muitos anos. O Reino de Deus já está a aqui. Por isso, caro amigo: renasce, recria, refaz,… Ele “é a nossa paz”. Nada se perde do que Deus ama.

Com Maria e Isabel, fazemos festa, exultamos de alegria, na caminhada para acolher o Salvador que em nós procura guarida, uma vez mais, neste Natal. Bem-vindo!
Maria deu-te a sua senha. Usa-a!
Feliz Natal!

Albino Brás

Baixa e imprime a nossa sugestão litúrgica para animar, na tua paróquia/comunidade, a missa do 4º domingo do Advento. AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário