quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Aconteceu... e acontece

Certamente que já todos notaram que o CJovem tem uma pequena novidade, ali! Do lado direito, o "Aconteceu...".
Na verdade, não é por causa dele que escrevo, mas por causa de um acontecimento que ele relata: Aconteceu... a 4 de Fevereiro de 1983.
Karen Carpenter, a voz feminina do duo The Carpenters, falecia aos 32 anos, vítima de ataque cardíaco.
Dito assim, aparte da idade, a notícia não tem grande impacto mas se acrescentarmos o facto de o ataque cardíaco ter sido devido a complicações provocadas por uma anorexia, e que a morte desta cantora ter dado a conhecer à opinião pública uma doença até então ignorada e desconsiderada. Aí sim já faz sentido falar de Karen Carpenter.
Nos dias de hoje, é frequente ouvirmos falar de anemia e bulimia mas até que ponto damos importância a esta "condição" que afecta os nossos jovens?
Apesar de em Portugal se conhecerem poucos casos não é razão para não nos mantermos informados e até atentos a este problema, afinal de contas, esta doença não afecta apenas o mundo da moda. Ela está nas nossas escolas e universidades!
Para recordar (uma voz excelente. Quantos talentos mais estaremos a perder para esta doença?):
Olly

4 comentários:

  1. Uma voz maravilhosa!

    Já tive de lidar com essa doença, uma amiga minha que, agora, conseguiu ultrapassar a fase mais crítica.
    Mas é muito difícil para quem está "de fora" encontrar a melhor forma de ajudar. São pessoas que, acima de tudo, não conseguem assumir que estão doentes, o espelho e a balança são os seus piores inimigos e, para mal dos nossos pecados, não há forma de lhes mostrar que estão errados.
    Não desejo a ninguém nem a doença nem o problema que é lidar com tais casos.

    ResponderEliminar
  2. realmente a anemia uma vez que leva a um aumento da tensão arterial do portrador desta patologia surge como um factor que aumenta o risco de AVC ou ataque cardíaco. No entanto não percebo o que terá isso relacionado com a bulimia como descrevem no artigo...nao confundiram anemia com anorexia?

    ResponderEliminar
  3. Sim, tens razão. Peço desculpa pelo erro (crasso). Corrigido.

    Ainda bem que o CJovem tem leitores atentos.

    ResponderEliminar
  4. lol sem crise jovem xD mas sim são dois problemas (anorexia e bulimia) muito frequentes actualmente, e não se pense que apenas dominiam o sexo feminino, existe maior incidencia no entanto jovens rapazes também passam por td isto. do pouco que contacto com isso no meu dia a dia de trabalho sei que é extremamente complicado alterar hábitos e uma auto-imagem alterada, muitas vezes mesmo com uma equipa multidisciplinar de cuidados (medicos enfermeiros nutricionistas psicologos e psiquiatras) é um processo extremamente demoroso que exige uma grande força de vontade da pessoa em causa e também dos seus amigos e familiares, pois sem eles o sucesso de uma recuperaçao (que nunac o é totalmente) estará seriamente comprometido

    ResponderEliminar