quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Se te perguntassem o que é a amizade, o que responderias?

Se te pedissem para definir amizade o que dirias? Pois é, se me perguntassem assim de repente também não me lembraria de nada de jeito para dizer mas…
Um dia fui tomar um café e há momentos em que tudo fica claro.
Já não os via há algum tempo mas sabia que eram meus amigos… tantas histórias que vivemos cada um na sua vida sem termos partilhado uns com os outros, tantas aventuras, tanta vida já vivida impossível de transmitir por palavras.
Após os momentos normais de um reencontro as coisas evoluem e dou por mim como que a recuar no tempo, como se nada tivesse acontecido até então. A amizade verdadeira é assim, como se o tempo não passasse, como se as palavras fossem, de certo modo, desnecessárias. E de repente lá está tudo igual: as conversas, as piadas, os sorrisos e os risos, as recordações e os planos. Aí nesse momento se me perguntassem o que é a amizade eu responderia com toda a convicção: Amizade é isto!

Consegues recordar a dor que se sente quando te afastas de um amigo? Quando o vês partir para longe por alguma razão, quando tens de deixar de o ver pelas mais diversas circunstâncias da vida, quando a convivência passa de diária ou semanal para mensal. Consegues ter a sensação de coração apertado? Então esquece tudo isso e lembra-te agora do reencontro, consegues? É bom não é? A sensação de coração aberto, de alívio, de bem-estar. O tempo passou é certo mas o que é bom fica sempre.
E o medo? Também sentes como eu? O medo de que a “vida nos leve para longe de nós”? De que a vida te afaste das pessoas que te são queridas mesmo que esse afastamento seja só de alguns quilómetros que se fazem em meia dúzia de horas? Sentes? Porquê? “Só se afasta quem quiser” disseram-me uma vez e é bem verdade… A verdadeira amizade não conhece distancias, não conhece barreiras, não se esquece, não se deixa abater, mas cresce mais e mais a cada dia necessitando apenas de momentos de atenção, tal e qual a rosa mais bonita do teu jardim.
Então porque tenho medo? E tu porque tens medo? Não há nada a temer na amizade… Só tens de temer a falta de tempo para cuidar da tua “rosa”. Mas será que não vale a pena “desperdiçar” ou “ganhar” um pouco de tempo com ela? Eu acredito que sim… e agora é tão fácil não te parece?
Já agora consegues imaginar os malabarismos que há uns tempos atrás tinham de fazer para enviar cartas para os amigos mais longínquos? E imaginas o tempo que demoravam a chegar ao destino? Pergunta agora aos mais velhos como se sentiam quando recebiam essas cartas vindas de longe (mas as vezes pouco mais longe do que do outro lado da rua). Era boa a sensação não era? E nós agora com esta vida facilitada não teremos mesmo tempo para colocar uma carta no correio do nosso computador e envia-la a custo zero para o outro lado do mundo se preciso for, chegando a mesma quase de imediato ao destino? Meu Deus que falta de tempo a nossa… que falta de tempo para nós… que falta de tempo para os outros… que falta de tempo para o essencial.
É o tempo que desperdiças com a tua rosa que a torna importante para ti”… quando vamos deixar de nos desculpar com a falta de tempo? Sim, porque um dia alguém nos irá perguntar o que fizemos com todo o tempo que nos deram… Ainda quero saber como nos vamos livrar dessa!
Como disse S. Paulo: “O Amor jamais passará… Agora permanecem três coisas: a fé, a esperança e o Amor. Mas a maior de todas é o Amor.” E o que é a Amizade senão a forma mais sublime de Amor? E o que é o Amor sem Tempo?
Se te pedissem para definir amizade o que dirias? E já agora: quando é que vais ter tempo para tomar um café?
Sara Leal

1 comentário:

  1. A amizade não se define, sente-se.
    É dar sem receber. É ser e estar para o outro.
    Há amigos que é raro estarmos com eles, pelas mais variadas situações, mas quando existe o reencontro é como se sempre tivessemos estado juntos. Só existe a separação fisica, mas não a sentimental.
    Tempo...termos tempo...acho que a questão do tempo, muitas vezes é mais uma desculpa do que verdadeiramente a falta de tempo. Se tirarmos um minuto de ver tv, outro de dormir, outro de nada fazer na net, outro minuto de estarmos a barafustar com algo e outro ainda de se olharmos ao espelho, são já cinco minutos que podemos perder/ganhar em estar com os amigos. Basta querer realmente estar e tirar tempo de coisas futeis para estar com os amigos.
    Ser-se amigo é ter tempo para os amigos.

    ResponderEliminar