sábado, 24 de abril de 2010

A vocação é um dom

A origem da palavra “vocação”: ela vem do verbo latino “vocare”, que quer dizer “chamar”. A vocação é, portanto, um chamamento. No âmbito religioso, a vocação é sempre um chamamento de Deus para alguma coisa. Para nós, cristãos, a vocação é enriquecida de um sentido profundo, que nos é dado pelo próprio Cristo.
Todos os baptizados são chamados a serem sempre e em todo lugar - “sal da terra e luz do mundo”. Isto, em todo o cristão já é, em si, uma vocação.
O cristão é sempre chamado a praticar o bem e a promover a justiça, afastando-se do mal. E tudo isso é uma vocação, é um chamamento, é um imperativo ditado pela nossa adesão a Jesus Cristo.

Os vários tipos de vocações:


Leigo
Leigos são todos os cristãos baptizados que têm a missão de anunciar Jesus Cristo
Caminho, Verdade e Vida. São pessoas também consagradas  pelo baptismo, que trabalham na construção do Reino de Deus, isto é, de uma sociedade justa e mais fraterna, conforme o desejo de Jesus. Exercem ministérios diversos na comunidade, conforme os dons que Deus lhes deu. Esses serviços são: catequese, obras sociais, animação da liturgia, etc. O leigo representa a Igreja no coração do mundo, actuando assim nos mais diversos ambientes (escola, trabalho, família), com o testemunho de sua vida, da sua palavra oportuna, da sua acção concreta.

Religiosos
Os religiosos, ou religiosas, são pessoas que foram chamadas para seguir a Jesus dentro de uma congregação religiosa, consagrando-se através dos votos de pobreza, castidade e obediência. Através do voto o religioso faz uma oferenda de si mesmo a Deus. O fundamento evangélico da vida consagrada está na relação que Jesus estabeleceu com alguns de seus discípulos, convidando-os a colocarem a sua vida a sua vida ao serviço do Reino, deixando tudo e seguindo mais de perto a sua forma de viver.

Sacerdotal
O sacerdócio é uma forma de seguir o chamamento de Deus, exclusivamente, para os homens. O padre é alguém do meio do povo, consagrado por Deus para o serviço deste mesmo povo nas coisas que se referem a Deus. Ele é o grande mediador entre Deus e o povo. O seu papel é dar continuidade à missão de Jesus Cristo. Além de celebrar a missa e ministrar os sacramentos, tem também a missão de fazer crescer o amor nas comunidades, nas famílias, no coração das pessoas. Existem 2 tipos de padres: os religiosos, que além de exercerem o ministério paroquial, assumem também o carisma da congregação à qual pertencem; e os diocesanos, que não pertencem a nenhuma congregação religiosa, mas obedecem à diocese, na pessoa do Bispo.

Familiar
O casamento é um chamamento cheio de amor que Deus faz a um homem e uma mulher para viverem juntos e constituírem família. Quando a família vive verdadeiramente o amor correspondem ao amor de Deus, e também, quando educa os filhos nesse amor,  está a dar exemplo de fidelidade a Deus e ao seu projecto de amor. Essa fidelidade dá-se através de uma vivência dos valores cristãos. Assim a família torna-se o lugar e o ambiente ideal para que os filhos possam discernir o chamamento de Jesus. O lar torna-se num templo vivo de Deus, numa Igreja em miniatura, a Igreja doméstica, devendo ser a primeira educadora, porque deve ser na família que nascem e crescem as vocações, e onde se forma a responsabilidade vocacional de todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário