terça-feira, 6 de julho de 2010

Caminho de Santiago: Conselhos aos peregrinos (parte 4)

O passo deve ser largo e decidido, inclinando o corpo tendencialmente para a frente. Caso o trajecto se faça em estradas públicas (i.e. com tráfego automóvel), o grupo deve seguir em fila indiana, na berma e sempre do lado esquerdo da estrada. 
Deve prestar-se atenção aos automóveis, à marcha dos companheiros de viagem e, nestes momentos, não se deve utilizar telemóvel ou aparelhos de áudio.
Apesar do uso de protector solar ser de uso obrigatório, devem evitar-se as horas de maior exposição solar.
Ou seja, o horário recomendado para caminhar situa-se entre as 4h00 e as 12h00 e entre as 16h00 e as 22h00.
Apesar do ritmo de marcha de cada um ser diferente, deve evitar-se a separação do grupo (pelo menos manter a visibilidade do companheiro da frente). Sempre que seja necessário voltar a reunir o grupo, deve ser feito fora da estrada.
Sempre que haja uma paragem, deve colocar-se os pés numa posição mais alta que a cabeça, procurando sempre um local de sombra.
CJovem

1 comentário:

  1. Hello...

    Apenas quero deixar aqui uma sugestão...
    Acho de extrema importância enviarem estas recomendações para o e-mail de quem se inscreveu no Caminho de Santiago e vai caminhar. Isto porque, se há quem venha muitas vezes ao blog, existem outras pessoas que não têm tempo, nem se lembram de vir cá todos os dias ou mesmo semanalmente. Se são conselhos para quem vai caminhar julgo que não custa muito enviarem estas recomendações para os nossos e-mails...

    ResponderEliminar