domingo, 17 de outubro de 2010

"Muchas gracias por esta donación de amor"

Uma centena de pessoas estiveram presentes na noite de sábado na Igreja paroquial de Ermesinde, onde decorreu a Vigília do Envio Missionário do Copi e Vivi, dois leigos missionários da Consolata que em Novembro partem para a Colômbia por 4 anos.
A vigília, conduzida pelo P. Rámon (superior da casa de Águas Santas e acompanhante dos LMC-Águas Santas) em conjunto com o P. Jorge Amaro e com o P. Peixoto, pároco de Ermesinde teve como pontos altos 4 testemunhos.

O primeiro foi do P. Silvanus Stock, missionário da Consolata actualmente na Polónia, que esteve diversos anos em Portugal e acompanhou o Copi e a Vivi na sua passagem pelo JMC (jovens missionários da Consolata). Seguiu-se o testemunho da Ir. Graça Amado, a trabalhar na Colômbia há vários anos, onde salientou que, mais do que contar, a missão vive-se

O Copi e a Vivi também deram o seu testemunho, sobre o que significava para eles partirem em missão, e que partem sem medo, pois vão com a certeza de que Deus está com eles e nunca os abandonará. No final terminaram assumindo perante a comunidade ali presente o compromisso de entrega à missão e aos mais desfavorecidos.
Para selar esse compromisso receberam um anel cada um, de pau preto, significando uma aliança com os mais pobres, e a bandeira da Colômbia, oferecida pela Joana, uma jovem colombiana que se encontra a estudar em Portugal, e que encerrou a parte dos testemunhos agradecendo esta entrega ao serviço do seu povo. "Muchas gracias por este donacion de amor", disse a Joana afirmando que estava certa do bem que estes dois jovens iriam levar.O teu povo será o meu povo", lema escolhido pelo jovem casal para o seu envio missionário.
A vigília foi animada pelos cânticos missionários, que jovens, leigos, solidários, amigos e familiares foram entoando ao longo da noite, e terminou com o compromisso assumido por toda a comunidadede acompanharem o Copi e a Vivi na sua missão através da oração. Como sinal visível deste compromisso, todos receberam uma fitinha com a frase bíblica (de Rute 1, 16)
Teresa Silva, LMC

Sem comentários:

Enviar um comentário