O que fariam se o mundo, tal como o vêm hoje, desmoronasse de um momento para o outro?
Se tudo aquilo em que, durante a vossa vida toda, acreditassem fosse colocado em causa?
São muitas as razões para que tal aconteça... e muitas as nossas formas de reagir. Alguns de nós têm a força suficiente para nos agarrarmos a algo e conseguir reerguer-nos; outros nem por isso...Quando a questão se prende com crença, aí a coisa tende a ficar um pouco mais complicada.
Foi o caso de um casal polaco. Pawel e Ola, cresceram nos bairros de Varsóvia, paredes meias com os gangues neo-nazis que por lá proliferam. Com tamanha convivência começaram a assimilar os seus ideais e tornaram-se, também eles, neo-nazis. Os pais, estes, nada disseram acerca das suas opções.
Por ironia do destino (ou vontade divina), enquanto Ola vasculhava, no Instituto Histórico Judeu, por "conhecidos" de ascendência judia descobriu que também ela era judia... mais, também o seu marido o era!
Segundo contam os seus pais, após a segunda guerra mundial, os judeus de Varsóvia, com medo de mais perseguições, optaram por esconder as suas origens. Assim continuaram mesmo quando o seus filhos começaram a demonstrar sentimentos de ódio para com os judeus.
A situação em que Pawel e Ola se encontravam era complicada... o que fazer?
Renegar as suas origens em detrimento das suas convicções?
Ou reconsiderar os preconceitos adquiridos e abraçar a sua recém-descoberta fé?
Decisão difícil..
Mas a escolha recaiu sobre as suas origens e, hoje, são frequentadores da sinagoga judia-ortodoxa de Varsóvia.
Olly
SABER MAIS: DailyMail (EN)
Sem comentários:
Enviar um comentário