terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Hoje é o dia dos namorados!!!

Apesar de a história se confundir com a lenda (neste caso, muitas) o Dia de São Valentim é, de há séculos para cá, associado aos pares mais apaixonados.
Mas de onde surge esta ligação? O CJovem foi pesquisar...

No que diz respeito à história, pouco se sabe acerca de São Valentim (até porque são dois os Valentins que a Igreja recorda na data de hoje):

A HISTÓRIA
O que sabemos acerca dos dois santos é que a história é um pouco semelhante e não muito esclarecedora.
O primeiro era sacerdote romano que terá sido preso por Cláudio II (o Gótico). Tendo comparecido diante do imperador, confessou abertamente a sua fé e desprezou os deuses pagãos venerados pelo império romano. Foi, então, entregue a um magistrado, de seu nome Astério, cuja filha adoptiva era cega. Valentim curou-a e converteu Astério e toda a sua família. Ao ter conhecimento disto, o imperador ordenou que fosse açoitado e decapitado, pelo ano de 270.

O segundo São Valentim foi bispo de Térni, a partir do ano 223. Era um homem cheio de "virtudes e milagres" que chegaram ao conhecimento de um filósofo romano chamado Crato, este pediu-lhe que curasse o seu filho, doente de um mal incurável. O bispo deslocou-se a Roma e prometeu a cura desde que a sua família se convertesse ao cristianismo. A condição foi aceite e cumprida, juntamente com a família, mais três jovens, discípulos de Crato se converteram. Ao saber do sucedido, o perfeito de Roma ordenou que São Valentim fosse preso e decapitado.

A LENDA
De entre várias lendas, duas merecem destaque:
A primeira, mais simplista, apresenta São Valentim como um simples mártir que se recusou a abdicar da fé cristã que professava;

A segunda, um pouco mais elaborada, refere que o imperador romano Cláudio II teria decretado a nulidade e proibido os casamentos com o intuito de angariar mais soldados para o seu exército. Valentim, um sacerdote, teria violado o injusto decreto, realizando casamentos em segredo. Assim, Valentim teria sido preso e condenado à morte por violar a lei.

Na prisão, ele teria recebido muitas mensagens de encorajamento e flores, das pessoas que acreditavam no amor, e que lhe eram atiradas pela janela de sua cela. Júlia, a filha do seu carcereiro, cega de nascença, visitava-o com frequência durante o seu cativeiro, levando-lhe comida. Conversavam muito e Valentim descrevia-lhe o mundo e falava-lhe de Deus.

Valentim sensibilizou-se com o seu problema e todos os dias implorava a Deus que a fizesse recuperar a visão. Um dia, durante uma de suas visitas, uma luz iluminou a cela e  Júlia começou a chorar porque um milagre acabara de acontecer. Finalmente ela conseguia ver! Perante o milagre, toda a sua família se converteu ao cristianismo.
Informado do milagre e vendo que Valentim não renunciara ao seu Deus, o imperador Claudio II condena-o à morte.

Na véspera de sua morte, ele escreve uma última carta à Júlia pedindo-lhe que não se afaste de Deus e assina "Do teu Valentim", frase que ainda hoje escrevemos nos cartões do Dia dos Namorados.

CJovem

Sem comentários:

Enviar um comentário