Nós, Jovens, que fomos redimidos por Jesus, temos a responsabilidade de O testemunhar, como a verdade que desvela (desmascara) todas as máscaras que vamos colocando ao longo da nossa vida.
Nesta oração, fazemos um convite - a todos - a rezarmos a partir das máscaras de cada um. Que o Senhor nos ajude a identificá-las, a dar-lhes nome e, sobretudo, a termos a coragem de não termos que precisar delas.
Máscara da Hipocrisia:
"Assim também sois vós (doutores da Lei a fariseus hipócritas): por fora, pareceis justos diante dos outros mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça." (Mt 23,28)- o hipócrita é o indivíduo ao qual lhe sobram exterioridades e lhe falta verdade exterior. Usamos essa máscara:
Quando, por exemplo, dirigimos um sorriso a alguém, porém no íntimo, não o suportamos e achamos um tolo;
Quando nos alegramos com o sucesso de alguém mas, no fundo, não é isso que sentimos ou queríamos;
Quando apertamos a mão do nosso irmão e afirmamos: "Podes contar comigo" mas na primeira oportunidade falamos mal dele, do seu carácter, da sua família,...
Quando fazemos elogios fingidos;
Quando fazemos um trabalho de má vontade, apenas por obrigação.
Tenhamos a coragem de tirar essa máscara da hipocrisia, dispondo-nos a viver uma vida sem fingimento. Lembremos que um dia a misericórdia de Deus nos alcançou, nos redimiu e restaurou da condição de pecadores.
Máscara da Inveja:
"Não sejamos ambiciosos de glória, provocando-nos mutuamente e tendo inveja uns dos outros." (Gal 5,26)- Devemos deixar-nos guiar pelos dons e obras do Espírito Santo. Deixemos a máscara da inveja cair e sejamos autênticos nas nossas relações, procurando a felicidade naquilo que temos.
Máscara da Vanglória:
"Não façais nada por competição e por desejo de receber elogios, mas por humildade... Tende os mesmos sentimentos que havia em Jesus Cristo." (Fil 2,3-5)"Aquele que se gloria, que se glorie no Senhor." (1 Cor 1,31)
- Os dons que possuímos não são da nossa autoria, são obra do Espírito Santo. É no exercício dos nossos dons, que de Deus recebemos, que O glorificamos.
Deixemos cair essa máscara. A máscara do reconhecimento e do aplauso, que nos leva a almejar a glória, fazendo depender disso a nossa felicidade.
Deus é o nosso tudo.
Máscara da Omissão:
"Vai e faz tu também o mesmo." (Lc 10,37)
- Usamos a máscara da omissão quando somos negligentes, vagarosos, jovens descuidados, inactivos;
Quando dizemos "Não posso, não tenho tempo", "isto não é comigo"; sempre que nos pedem para fazer algo ou para ocupar um cargo.
É hora de tirarmos essa máscara e dizermos ao Senhor, como Isaías: "- Eis-me aqui, envia-me..."
Máscara dos Ressentimentos:
"(O Amor) nada faz de inconveniente, não procura o seu próprio interesse, não guarda rancor." (1 Cor 3,5)- Como temos reagido às ofensas recebidas? Mostramos amor que resolve criativamente os conflitos? Ou estamos sempre ressentidos com alguma coisa?
Essa máscara é vista em nós quando somos ofendidos e ficamos aborrecidos, chegando mesmo a nos afastarmos do trabalho e até da Igreja. Já parastes para pensar se Jesus tivesse sido uma pessoa ressentida?
Deixemos essa máscara e sejamos pessoas que tudo SOFREM, tudo ESPERAM e tudo SUPORTAM com o dinamismo do AMOR.
Máscara da Ganância:
"Jesus disse a todos. «Atenção! Eliminai toda a espécie de ganância. Porque mesmo que alguém tenha muitas coisas,a sua vida não depende dos seus bens»." (Lc 12,15)- No capítulo doze do Evangelho de Lucas, o versículo quinze faz uma advertência contra a avareza. A ganância ou avareza tem sido a causa de vários e sérios problemas nos nossos lares e no nosso mundo.
Reclamamos de tudo e até de nós mesmos, pois nada nos contenta. Cuidado com o consumismo!
Tenhamos a coragem de deixar essa máscara, com a confiança de que Deus nos dá o melhor, antes mesmo que o peçamos.
Máscara da Mentira:
"Abandonai a mentira, cada um diga a verdade ao seu próximo." (Ef 4,25)- Deus pede-nos que tiremos a máscara da mentira e deixemos a verdade transparecer na nossa vida.
SEM MÁSCARAS
Esta é a verdadeira identidade redimida por Jesus. Temos que ter autenticidade de vida, demonstrar que Cristo nos transformou completamente."Fazei coisas belas mas, sobretudo, transformai a vossa vida em lugares de beleza", dizia o Papa Bento XVI, na sua recente visita a Portugal.
Que a beleza de Cristo seja vista em nós todos os dias da nossa vida, pois só deste modo glorificamos o nome de Jesus.
Reflexão do Mt 18,20 de 5 de Março de 2011
Sem comentários:
Enviar um comentário