quarta-feira, 16 de março de 2011

Já podemos desfrutar de toda a beleza da web?

Esta quarta-feira vamos falar, uma vez mais, de internet. Mais concretamente da forma como acedemos a ela.
Há já algum tempo que a Microsoft vinha a prometer uma forma "completamente nova" de vermos a web e foi disponibilizado já neste passado dia 14 de Março, o tão falado Internet Explorer 9 (versão final).
O CJOVEM, sempre à procura do que é melhor para os seus missionários e para os seus leitores, decidiu ir ver se era mesmo verdade o que apregoavam.

Em terras de missão, onde a internet chega, por vezes, a conta-gotas a computadores já velhinhos e cansados, a principal preocupação é ter um browser que seja leve (que não consuma muitos recursos ao computador). Então fomos ver e, apesar de tudo, o IE9 (nome pelo qual o Internet Explorer é mais conhecido) ainda é um bocadinho comilão, ultrapassando a léguas o Chrome (O "levezinho cá do sítio") e até o Firefox (o nosso preferido). Melhorou, está mais rápido e com algumas opções engraçadas mas ainda pede muito ao computador.

A nossa segunda preocupação era saber se poderíamos, finalmente remover aquele aviso incomodativo que avisa para a escolha do browser... ali embaixo, estão a vê-lo?

O aviso não está lá por capricho nosso, tem sim a ver com a forma como os sítios são construídos. A Microsoft tem andado sempre à margem das novidades em termos da construção de sítios web mas tinha prometido resolver essa questão no IE9... infelizmente, não foi desta.

O exemplo mais visível está aqui, nos cantos do rebordo e dos botões:
 O CJOVEM visto com o Chrome, o Firefox, o Opera e o Safari

O CJOVEM visto com o Internet Explorer 9

E não falamos do que vai por debaixo do capô...

Para os mais curiosos a explicação é simples, isto prende-se com a capacidade (ou não) que um browser tem de interpretar as mais recentes linguagens de programação, o HTML5 e o CSS3, por exemplo.

Ainda para o nosso missionário: este IE9 não pode ser instalado no windows xp.

Resumindo:
Apesar de o IE9 estar no bom caminho, de estar mais rápido e atraente e de dispor de novas funções integradas no próprio windows, ainda não é desta que podemos recomendá-lo ao missionário que vai para terras de missão, nem a vocês que querem ver sempre o vosso blogue no seu melhor. Talvez para a próxima.

Olly

1 comentário:

  1. Em terras de missão encontrei ainda o IE6... Os computadores que passaram pelas minhas mãos actualizei como pude, IE8 e Firefox

    Abraço

    Rui

    ResponderEliminar