segunda-feira, 21 de março de 2011

Voluntariado: Uma forma de transfiguração

Caminhada Quaresmal e voluntariado
A transfiguração de Cristo, de nós mesmos e do mundo foi um dos temas de reflexão e partilha na reunião semanal do JMC Centro do passado sábado.
O evangelho do II Domingo da Quaresma (Transfiguração de Cristo) esteve na base da reflexão do segundo tema da Caminhada Quaresmal que vamos fazendo a cada semana da Quaresma.
O voluntariado foi o tema principal de formação.


O que é o voluntariado?
Eis algumas das respostas dadas pelos presentes na reunião:
Ajuda; dar-se; tempo; ir; partilha; amor pelo outro; caridade; acolher; atenção; disponibilidade; receber; doar-se; etc.
- Existem vários tipos de voluntariado tais como:
Voluntariado agregado a movimentos e obras sociais; voluntariado no combate à solidão; voluntariado na educação; voluntariado ao serviço da igreja; voluntariado missionário; voluntariado ao nível da cultura; voluntariado no socorro a emergência; voluntariado no ambiente; voluntariado a respeito dos direitos humanos; etc.

O que é um voluntário?
Um voluntário é um indivíduo que oferece o seu serviço a uma determinada organização, sem esperar uma compensação monetária, serviço que origina benefícios ao próprio indivíduo e a terceiros".
- Existem dois tipos de voluntários:
Os voluntários a longo prazo, que querem estar estreitamente envolvidos nos projectos, sentido-se responsáveis pelos resultados alcançados.
Os voluntários a curto prazo, que participam em acções mais pontuais e tem um interesse mais geral.
As principais motivações para o voluntariado são o altruísmo, a pertença, o ego e reconhecimento social, aprendizagem e desenvolvimento.

Durante o debate acerca do voluntariado, recorremos ao livro “Desafios” da autoria do Pe. Ramón Cazallas, para aprofundarmos o nosso conhecimento acerca do voluntariado e saber mais acerca da opinião de terceiros acerca deste tema.

Transfigura-te!
Depois deste debate estivemos a alimentar a nossa Fé, lendo o evangelho do II domingo da quaresma (Mateus 17, 1-9), convertendo, depois a leitura para a nossa realidade, com a ajuda do texto “converter” de preparação para a PJM2011. Seguidamente agimos respondendo às perguntas que nos foram propostas no tema  desta segunda semana da Caminhada Quaresmal que estamos a fazer.
Em seguida realizámos a nossa habitual oração, seguida de chá, biscoitos e algum convívio.

Rui Neves e Cláudia Ferreira - JMC

Sem comentários:

Enviar um comentário