sexta-feira, 29 de abril de 2011

A beatificação do "Papa dos jovens"

A Igreja Católica vai beatificar, no próximo domingo (1 de Maio), o Papa João Paulo II.

O programa completo das celebrações ligadas à beatificação inicia-se neste sábado, 30 de abril, com uma vigília ao ar livre, no Circo Máximo de Roma, momento em que haverá uma ligação em direto a cinco locais de culto dedicados à Virgem Maria, em todo o mundo, incluindo o santuário de Fátima.

A missa da beatificação decorre na praça de São Pedro, a partir das 09:00 (hora de Lisboa).

O Vaticano, atento às redes sociais, vai transmitir em direto a cerimónia de beatificação de João Paulo II através do Twitter, do Facebook, bem como num canal especial do YouTube dedicado ao Papa polaco.


A beatificação acontece depois de comprovado um milagre atribuído à intercessão de João Paulo II, Karol Wojtyla (1920-2005), relativo à cura da religiosa francesa Marie.


A beatificação ocorre seis anos e um mês depois da sua morte, em 2005. Facto que aconteceu, curiosamente, no sábado à noite do fim-de-semana a seguir à Páscoa, quando os jovens que participaram na Páscoa Jovem Missionária daquele ano se encontravam para partilhar, com muitos outros,  as suas experiências pascais. Foi uma choradeira no salão do Centro Missionário Allamano, onde decorriam as actividades dessa noite.
O facto (o Convívio Missionário Juvenil, pós Páscoa) e as circunstâncias (acontecimento importante ligado a João Paulo II) repetem-se agora, mas a propósito da sua beatificação. Os jovens participantes no CJM 2011, na Casa dos Missionários da Consolata (Fátima) e que, como tantos outros jovens, tem um carinho muito especial por João Paulo II – “Não tenhais medo!” - vão ter a oportunidade, neste sábado, de estarem presentes no Santuário na Vigília de oração para a beatificação, em sintonia com Roma e outros santuários Marianos.
Dossier sobre o Papa João Paulo II e a sua beatificação. AQUI.

Aqui fica uma boa reportagem da Ecclesia sobre a beatificação do Papa dos Jovens.

Sem comentários:

Enviar um comentário