segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Outubro Missionário - Orar (também) é Missão I

PRIMEIRA SEMANA
3 a 9 de Outubro
ORAÇÃO

INTRODUÇÃO

Ermanno Ancilli, meditando sobre a oração cristã, dizia que “o verdadeiro caminho da oração é a vida. Uma oração contínua é uma vida inteiramente votada ao serviço de Deus… Está é a única maneira de rezar sempre… A oração é contínua quando é contínuo o amor. O amor é contínuo quando é único e total”. Mais do que fazer uma oração, nós queremos Ser Oração, queremos Ser amor contínuo a inundar todos os que nos rodeiam. Queremos que a nossa vida seja uma cadeia de palavras, atitudes, olhares, encontros de uma vida de amor que santifica todas as coisas. Vamos iniciar esta oração comunitária rezando com Francisco de Assis:


Ó Glorioso Deus Altíssimo,
Ilumina as trevas do meu coração,
Concede-me uma fé verdadeira,
Uma esperança firme e um amor perfeito.
Mostra-me Senhor,
O recto sentido e conhecimento
Para cumprir
A tua santa e verdadeira vontade.
(Oração de S. Francisco de Assis diante do Crucifixo de S. Damião)

Cântico Inicial

Saudação do Presidente

Ser oração, é ser missão. E todos somos chamados à missão, à urgência da missão.Todos somos missionários que seguem o Caminho, Jesus Cristo, e querem fazer caminho num lava-pés constante de serviço e doação para fazer cumprir a santa e verdadeira vontade de Deus Pai. Mensageiros de coração a coração, dando testemunho da nossa fé e esperança e mostrando, com a nossa vida, que somos um verdadeiro hino de louvor ao Glorioso Deus Altíssimo.
Vamos então escutar a Palavra de Deus, menos com os ouvidos e mais com o coração, para que a Palavra do Pai molde a nossa vida e esta se converta em gestos de amor e esperança, em gestos de missão.

ESCUTAR A PALAVRA – Lc 11, 1-4

Sucedeu que Jesus estava algures a orar. Quando acabou, disse-lhe um dos seus discípulos: «Senhor, ensina-nos a orar, como João também ensinou os seus discípulos.» Disse-lhes Ele: «Quando orardes, dizei:
Pai,
santificado seja o teu nome;
venha o teu Reino;
dá-nos o nosso pão de cada dia;
perdoa os nossos pecados,
pois também nós perdoamos
a todo aquele que nos ofende;
e não nos deixes cair em tentação.»

“Como eu vos fiz fazei vós também!”…fazer do modo que Jesus fez, fazer como Ele faz continuamente a cada um de nós, entrando na nossa vida, ensinando-nos a rezar e lavando em nós tudo o que nos afasta do Pai. Não podemos mais ficar fechados, temos de abrir as nossas portas a Cristo e partir, pois a Oração faz-nos peregrinos do coração, peregrinos do encontro. Nascemos para nos fazermos tudo para todos, tal como Jesus e, tal como ele, colocar a nossa confiança nas mãos do Pai e a Ele rezar do fundo do coração para que nos dê forças para não vacilar e nos colocarmos sempre no seu colo protector na oração. Alimentar-nos dele para poder amar como ele. Pede a graça de o conhecer interiormente, para que abra os teus olhos e possas ver os outros como irmãos, amar como ele ama e partir em cada manhã para onde Deus te enviar seja em Portugal, em África, em Timor-Leste.
Vai com a certeza que és amado, continuamente amado e que és chamado hoje a ser bem-aventurado, a ser irmão universal.

A PALAVRA GERA ORAÇÃO

Unidos pelo Pai universal, que nos faz nascer continuamente como irmãos, cantemos como Francisco de Assis:

Senhor, fazei de mim um instrumento da vossa paz!
1. Por todos os missionários nos cinco cantos do mundo, para que permaneçam semeando amor e paz, e levando o seu testemunho da bem-aventurança que vem de Deus Pai, cantamos com Francisco de Assis:
Senhor, fazei de mim um instrumento da vossa paz!

2. Pelos missionários para que continuem a colocar a sua vida ao serviço de Deus e que proclamem, com a sua vida, umano da graça do Senhor para este povo irmão, cantamos com
Francisco de Assis:
Senhor, fazei de mim um instrumento da vossa paz!
3. Por todos os cristãos, que aceitam o convite que Deus lhes faz de partir em missão ao encontro dos irmãos mais pobres, para que sejam um ramo de amendoeira de esperança e vida nova, cantamos com Francisco de Assis:
Senhor, fazei de mim um instrumento da vossa paz!
Como verdadeiros irmãos que somos, vamos dar as mãos e rezar a oração que Jesus nos ensinou:
Pai Nosso…

A PALAVRA TORNA-SE AÇÃO

“Por mim nasceste, Senhor.
Nos meus caminhos deixaste a marca da Tua presença.
Por mim Te fizeste homem
E eu me deixei enamorar,
pelo caminho, pela Palavra, pelo Teu Amor.
Chegamos hoje aqui, a este pedaço de terra, com estes irmãos,
Eu e tu, lado a lado, numa mesma esperança,
Uma só vontade:
A tua, que eu desejo ardentemente seja a minha também.
Trago comigo as mãos abertas para os irmãos
E um coração que me diz o quanto sou frágil.
Junto ao peito o meu tesouro mais precioso: a tua Palavra.
Aqui estamos, meu amigo.
Para onde vamos?
Não importa.
Começa a caminhar e eu irei contigo.”
Olinda Ribeiro

Bênção e cântico final

Fonte: Guião Outubro Missionário 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário