quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O negócio da Esperança...


Os Missionários da Consolata promovem uma conferência em Fátima a 4 de Fevereiro de 2012 às 18h00, no Hotel PAX, subordinada ao tema: “O negócio da esperança numa economia de medo”. Será orador o professor canadiano John Dalla Costa.

No contexto da situação actual é um tema particularmente aliciante e pertinente, sobretudo para gestores, industriais e comerciantes que desejem reflectir sobre uma visão cristã do momento presente. Juntamos um pequeno excerto da conferência:
«A minha investigação e os textos produzidos nos últimos dez anos tem explorado a interação da teologia com os negócios, particularmente em relação ao aprofundamento da capacidade ética dos gestores. As encíclicas recentes do Papa Bento XVI continuam a oferecer contributos válidos para a reflexão e prática. Nos últimos meses regressei à encíclica “Spes Salvi”, para examinar a necessidade da esperança em tempos de recessão global, aumento do desemprego e austeridade severa. Os políticos e os gestores em todo o mundo estão preocupados pelos défices financeiros, mas ignoram o significado de outros défices, incluindo o da dignidade humana, participação, (solidariedade), e o bem comum social e ecológico».
Professor e consultor, John Dalla Costa é docente de ética no Directores College (uma joint venture entre McMaster Business School e o Conference Board of Canada para o conselho avançado de governação e estratégia de responsabilidade social). É membro do corpo docente do programa de MBA Executivo da Universidade de York, em Ética e Responsabilidade Social Corporativa.

O orador fala em inglês, mas a conferência terá tradução simultânea.
Será seguida de jantar com o orador, para quem o desejar, mediante inscrição (15 €).

Hotel Pax – Rua Francisco Marto 52 – Fátima – Tel. 249 539 400 - hotelpax@consolata.pt 

SABER MAIS: John Dalla Costa
Director Fundador do Centre for Ethical Orientation
As empresas e os negócios são activos culturais demasiado importantes para não fazerem parte da solução para a humanidade e para os problemas mais prementes da sociedade. Elevar a Integridade e alimentar a Confiança reforça a responsabilidade social e o desempenho dos negócios das empresas. No contexto actual a Confiança tornou-se, por definição, uma competência. Embora a actual crise financeira tenha contribuído para a uma maior desconfiança pública e dos próprios empregados, o desgaste da credibilidade das empresas vem ocorrendo há mais de uma geração. Regularmente líderes e gestores reconhecidos levantam-se para restaurar a Confiança perdida, sem levar a sério as causas dessa suspeição.
John Dalla Costa estudou a natureza da Confiança pública e publicou vários papers focando as sistemáticas dimensões de desempenho e experiência através das quais organizações altamente respeitáveis alcançam sua boa posição. Mais recentemente, John foi convidado pelo Fórum Económico Mundial para apresentar informação especializada sobre restauração da Confiança no sector financeiro global.

John criou vários modelos abrangentes de Gestão de Confiança destinados a equipas de gestão e direcção em diversas indústrias, e em diversos sectores. Além de palestras e apresentações, John trabalha com vários clientes na preparação de workshops alargados sobre as temáticas da Ética e da Confiança.

Director fundador do Centro de Orientação Ética, John escreveu cinco livros e numerosos artigos na imprensa generalista e de negócio. O seu livro “O Imperativo Ético” é actualmente utilizado no ensino de gestão em Harvard e no Centro de Ética Empresarial no Bentley College nos EUA.

Da mesma forma que integra o programa de gestão avançada para Presidentes e Patrões de Empresas da Harvard Business School (1990), John está trabalhando num PHD do Regis College em Toronto. Professor e consultor, John é docente de ética no Directores College (uma joint venture entre McMaster Business School e o Conference Board of Canada para o conselho avançado de governação e estratégia de responsabilidade social), e faz parte do corpo docente do programa de MBA Executivo da Universidade de York em Ética e Responsabilidade Social Corporativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário