segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Jovens deram brilho especial à Peregrinação da Consolata


Os cerca de 8 mil peregrinos que participaram no passado sábado, 18 de fevereiro, na 22ª Peregrinação da Família Missionária da Consolata, em honra do beato Allamano, a Fátima, vieram dos quatro cantos do pais, especialmente das zonas onde os/as Missionários/as da Consolata têm comunidades: Águas Santas, Cacém, Fátima, Lisboa, Palmeira, e Zambujal. 

Também o estrangeiro nos brindou este ano com um colorido especial: da Polónia veio o Pe Silvanus fazendo-se acompanhar de um grupo de 4 jovens, que puderam participar no dia da PFMC; mais 5 que vieram já no final do dia, todos com muita vontade de conhecer o Santuário tão querido ao Papa polaco, o Beato João Paulo II. Foi uma visita que encheu de entusiasmo especialmente os jovens que já os conheciam do encontro internacional do JMC (Toledo), inserido na Jornada Mundial da Juventude - Madrid 2011.


O grupo Figomaduro, composto por uma mãe e seus 4 filhos e que já cantaram para o Papa beato João Paulo II e Papa Bento XVI, ambos em sendas visitas a Portugal, com as suas vozes angelicais cantaram e  encantaram os peregrinos, tanto no momento da concentração e acolhimento, como na Eucaristia de encerramento da 22ª PFMC. 


Com o tema «Todos evangelizados, todos evangelizadores», esta peregrinação foi uma festa  da Missão, sob a convocatória do Beato Allamano.
Como sempre a presença e participação do jovens foi fundamental para dar aquele colorido e criatividade especial, sem o qual este tipo de eventos não teria a mesma graça! Parabéns a todos eles.
Os artigos religiosos à disposição dos peregrinos, nas mesas, estavam nessa linha missionária!



Um dos pontos altos da Peregrinação costuma ser o momento evocativo que, concluindo a Via Sacra, acontece no Calvário Húngaro. Uma vez mais os jovens primaram ela criatividade pela beleza, ajudando o povo a rezar e, sobretudo, a reflectir sobre o tema deste ano: "Todos evangelizados, todos evangelizadores"



Com uma dramatização que primou pela palavra, pela música, pela cor e pelo movimento os jovens ajudaram o povo a reflectir a missão e os desafios que nos apresenta.
Que seria da Peregrinação da Família Consolata sem a alegria contagiante dos jovens que nela participam! Nesta foto, apenas um pequeno grupo dos que nela participaram.

A multidão de peregrinos encheu a Igreja da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima, para a Missa de encerramento da peregrinação. 
O coro que animou a Eucaristia final estava formado maioritariamente por Leigos Missionários da Consolata (LMC) do sul, mas com boa colaboração de elementos de outros grupos da Consolata. Como sempre, deram conta do recado, com cânticos que cantaram a missão.






A missa foi presidida pelo Pe. António Fernandes e concelebrada pelos Missionários da Consolata a trabalhar em Portugal. Visita especial foi a do Pe. Hugo Pozzoli, italiano, conselheiro geral do Instituto.
Antes de terminar a Eucaristia foram apresentados os missionários que, desde a última peregrinação, chegaram, entretanto, para trabalhar em Portugal, ou por outro motivo: Pe. Joaquim Gonçalves, Fernando Rocha, a Irmã Anair e leiga Ligia Cipriano.

Para saberes tudo sobre a 22ª Peregrinação lê a cobertura noticiosa que a Fátima Missionária fez deste grande evento consolatino, familiar e missionário. Segue o link para o site da FM na Internet e fica por dentro de tudo o que aconteceu ao longo do dia.

Albino Brás

Nota: ver mais fotos na nossa página de amigos - Consolata Jovem - no Facebook 

Sem comentários:

Enviar um comentário