sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

World Press Photo 2011: "Tu consegues sentir que aquela mulher é realmente forte"


É espanhol o vencedor da edição deste ano da World Press Photo. Chama-se Samuel Aranda e venceu o prémio de fotografia com mais prestigio, hoje, no mundo e com uma foto que retrata a primavera árabe. Foi tirada dentro de uma mesquita, a 15 de Outubro último. Uma mesquita que serviu de hospital enquanto duraram os conflitos entre a policia e os opositores do regime do Iémen. Samuel Aranda, de 32 anos, estava, então, no Iémen, em serviço para o New York Times.

A fotografia mostra uma mulher que segura um familiar ferido, num momento que parece carregado de grande compaixão. "É uma fotografia que fala em nome de toda uma região. Representa o Iémen, o Egipto, a Tunísia, a Líbia, a Síria, por tudo o que aconteceu na Primavera Árabe. Mas mostra um lado privado, íntimo, do que se passou. E mostra o papel que as mulheres tiveram, não apenas como prestadoras de cuidados, mas como pessoas activas no movimento", escreveu em comunicado Koyo Kouoh, um dos elementos do júri do grande prémio de fotografia.

Ao New York Times, jornal que publicou a foto, Samuel Aranda, nascido espanhol, mas a viver na Tunisia, explicou: “Quando em casa olhei para a fotografia no ecrã pensei: Wow”, dizendo ainda que “A mulher não está apenas a chorar. Foi mais do que isso. Tu consegues sentir que aquela mulher é realmente forte”.

A. Brás

Sem comentários:

Enviar um comentário