sexta-feira, 6 de abril de 2012

Páscoa com Sem-Abrigo - Águas Santas, O Inicío...

“Desejei ardentemente passar esta Páscoa convosco”.

Eram 17:30 quando chegaram à nossa casa de Águas Santas, 31 Sem-Abrigo, para passarem uma Páscoa diferente.
Iniciamos assim a componente cristã do projecto Sem-Abrigo.
Começamos por uma recepção familiar, permitindo que eles seleccionassem alguma roupa para que o conforto não se colocasse para eles como um obstáculo. Depois fomos até aos quartos, onde se poderam refrescar e colocar à vontade.
Pelas 19h tivemos a nossa refeição, onde tinhamos a frase de Cristo que indicamos no início deste texto. Foi agradável verificar que todos nos diziam com satisfação que a comida estava muito bem preparada, inclusivé queriam saber os nomes das cozinheiras.
O jantar de hoje, teve um forte simbolismo, pois trata-se da última ceia do Senhor, e foi esse o espírito que se viveu.
Às 20:30 horas assitimos à Missa da Ceia do Senhor, com a presença dos Sem-Abrigo e comunidade local. Um dos pontos altos da eucaristia foi o momento de lava-pés, com 12 Sem-Abrigo a representarem os 12 Apóstolos. A espontaniedade dos nossos convidados nos pedidos que lhe faziamos para participar na Eucaristia foi imediata; participaram nas leituras, no lava-pés, nas preces, no ofertório. Para uma total participação eucarística, alguns Sem-Abrigo solicitaram que se podessem confessar, o que irá acontecer amanhã.
Para finalizar o dia, realizaram-se algumas dinâmicas que permitiram a interação, partilha e o diálogo entre todos, a fim de nos conhecermos melhor.

Águas Santas – A equipa de informação

Sem comentários:

Enviar um comentário